Assistência Social e Direitos Humanos

17/07/2012

Prefeitura realiza censo para identificar e quantificar pessoas com deficiências

Questionário deve ser entregue nas unidades do CRAS

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, está realizando desde o mês de março deste ano um censo para identificar e quantificar as pessoas com deficiências residentes no município. Este trabalho visa promover ações efetivas para a melhoria da qualidade de vida desta parcela da população, em cumprimento às Políticas Públicas de Atendimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A Secretaria usou como ponto de partida o cadastro da empresa São Miguel, pois os deficientes têm direito à gratuidade na passagem de ônibus. A partir disso, a Secretaria, em parceria com a concessionária Águas das Agulhas Negras, entregou mil questionários nas residências dessas pessoas. Já na zona rural, o censo é entregue pelo CRAS Itinerante.

- O objetivo do censo é localizar e quantificar os deficientes do município, verificar se eles recebem atendimento e os direitos previstos pela lei. Pelo levantamento de instituições, como Pestalozzi e AVAPE, e escolas da rede municipal, 500 pessoas estão sendo atendidas. Mas o cadastro da São Miguel tem cerca de 1.500 deficientes. Ou seja, será que essas mil pessoas estão sem atendimento? Será que recebem seus direitos? - destacou a coordenadora do setor de Atendimento à Pessoa com Deficiência da secretaria, Elis Mara de Souza Mesquita.

Além de dados pessoais, o questionário pergunta qual o tipo de deficiência (física, auditiva, visual ou intelectual) e se recebe algum tipo de benefício. Deficientes têm direito, por exemplo, ao BPC (Benefício de Prestação Continuada), do governo federal, que prevê um salário mínimo a essas pessoas.

A devolução do censo deve ser feita em uma das unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), nos bairros Lavapés, Jardim Esperança (foto), Itapuca, Toyota, além do CRAS Itinerante. Até o momento, apenas 150 questionários foram devolvidos. Quem não recebeu, também pode solicitar por meio do telefone 3360-9550 ou na antiga sede do CRAS Lavapés, na rua do Rosário, 45, Centro.

As pessoas que já responderam o censo vão receber também a visita domiciliar da assistente social, para avaliar a situação do deficiente. Com base nesse levantamento, a Secretaria vai ainda encaminhar o deficiente para atendimentos, programas municipais, como o Gente Eficiente, e cursos de capacitação, além de tentar inseri-lo no mercado de trabalho.

- Dentro do contexto de promoção da qualidade de vida, já foram apresentadas algumas idéias por quem já respondeu o censo. Dentre elas: empregabilidade, prática de atividade física e esportiva, cultura, entre outros, alcançando, assim, a tão almejada inclusão social - acrescentou Elis.

Palavras chaves: INCLUSÃO SOCIAL