03/11/2009

Prefeitura realiza capacitação para empregadas domésticas

Formatura das primeiras turmas acontece nesta quarta-feira

Prefeitura realiza capacitação para empregadas domésticas

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Solidariedade, promove nesta quarta-feira, dia 04, às 19 horas, a cerimônia de formatura das duas primeiras turmas do curso de capacitação para empregadas domésticas, promovido pela administração do prefeito José Rechuan (DEM). A solenidade será realizada na Casa da Amizade, ao lado da agência do INSS, no Centro de Resende. Juntas, as duas turmas atenderam 60 alunas (30 em cada uma delas) e as aulas estiveram a cargo da professora Andréia Chaves. Segundo o titular da Secretaria, Marly Ceccoline Cortona (primeira da esquerda para a direita, na foto), a realização do curso teve como objetivo qualificar trabalhadoras de baixa renda do Município para as vagas neste segmento profissional em Resende. O curso teve duração de dez dias, com carga horária de nove horas semanais, sendo que as aulas ocorreram no CRAS do bairro Toyota (Centro de Referência de Assistência Social) e na sede do Lyons Clube, na Rua João Pessoa, atrás da Igreja do Rosário. A turma do CRAS reuniu moradores de bairros da Grande Alegria. Já o núcleo do Lyons contou com a participação de moradoras dos bairros da área central de Resende. - Diante de informações obtidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Solidariedade, segundo as quais muitas empregadoras estavam encontrando dificuldades para encontrar trabalhadoras domésticas que reunissem todos os requisitos necessários, resolvemos investir na formação destas pessoas com o objetivo de prepará-las para o mercado de trabalho. É importante frisar que a iniciativa foi aberta não só para as trabalhadoras em busca de um emprego, mas também para as profissionais já empregadas, que desejavam aperfeiçoar os seus conhecimentos – disse Marly. Entre os aprendizados oferecidos durante o curso estiveram a organização de espaços dentro de um lar, procedimentos corretos de atendimento de telefone e anotação de recados, além de técnicas corretas para lavagem de roupas. As alunas foram informadas também sobre os direitos legais e deveres da categoria. Elas foram conscientizadas ainda sobre a importância de uma boa apresentação na hora de procurar um emprego ou até mesmo durante o cumprimento dos seus serviços nas residências. - O nosso entendimento é de que as trabalhadoras inscritas neste curso vão passar a ter um diferencial em seus respectivos currículos profissionais. Não há dúvidas de que o diploma recebido no curso será uma referência muito importante para elas. Percebemos também que as aulas ajudaram estas mulheres a elevarem a auto-estima, pois elas se sentiram mais valorizadas – afirmou a secretária, lembrando que as alunas foram selecionadas em projetos da área de assistência social desenvolvidos pela Prefeitura. O início das aulas para novas turmas do curso está previsto para o primeiro trimestre do próximo ano. Em breve, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Solidariedade divulgará outras informações sobre a retomada desta capacitação em 2010.
Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL