Superintendência de Transporte e Trânsito

19/02/2013

Prefeitura realiza campanha educativa na volta às aulas

Objetivo é conscientizar sobre respeito às normas de trânsito

Prefeitura realiza campanha educativa na volta às aulas

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Divisão de Educação para o Trânsito (DET), em parceria com a Guarda Municipal, realizou nesta terça-feira, dia 19, a Campanha Volta às Aulas. A campanha teve como objetivo conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às normas de trânsito como medida necessária para evitar acidentes. A ação foi realizada entre 11 e 13 horas, na Rua Almirante Custódio de Melo, próximo à Escola Municipal Noel de Carvalho, no bairro Nova Liberdade.

Conforme explica o Superintendente de Transporte e Trânsito, Alcides de Carli, a campanha visa sensibilizar motoristas, ciclistas e pedestres ao respeito às normas de trânsito, adotando comportamentos seguros como "atravessar pela faixa de pedestre, respeitar a sinalização semafórica e atravessar a via somente quando o motorista parar e sinalizar".

Os agentes do DET também orientaram os pedestres e motoristas sobre o respeito às faixas de pedestre, importância da redução da velocidade nas proximidades das escolas, normas de embarque e desembarque, transporte de crianças (no banco traseiro com cinto de segurança ou na cadeirinha), uso obrigatório do cinto de segurança e o papel da Guarda Municipal. O trabalho foi reforçado com a distribuição de folhetos informativos.

De acordo com o superintendente, a atuação dos agentes foi definida de acordo com o horário de entrada e saída dos alunos, períodos nos quais o fluxo de veículos e de pessoas é maior.

- Além de garantir a segurança dos estudantes, acreditamos que a campanha vai conscientizar os demais pedestres e motoristas sobre como medidas simples podem evitar acidentes no trânsito - finaliza Alcides de Carli.

Palavras chaves: TRÂNSITO