05/02/2015

Cerca de 15 mil preservativos serão distribuídos

Prefeitura realiza campanha de prevenção contra a Aids no Carnaval

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

A Secretaria de Saúde realiza uma campanha de estímulo ao uso do preservativo no Carnaval. Cerca de 15 mil preservativos serão distribuídos neste sábado, dia 7, e na sexta-feira, dia 13, das 10h às 16h, no Calçadão de Campos Elíseos. Além disso, serão entregues materiais informativos para conscientizar a população sobre a importância do uso de camisinha nas relações sexuais para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

- Vamos aproveitar a época do Carnaval, uma festa em que a sensualidade está mais aflorada e em que há um aumento no consumo de bebidas alcoólicas, para chamar a atenção para o uso do preservativo - afirmou a coordenadora do Serviço de Atenção Especializada DST/HIV/Hepatites Virais, da Secretaria de Saúde, Paula Carolina Peixoto.

Segundo a coordenadora, a mensagem geral da campanha de carnaval deste ano, definida pelo Ministério da Saúde, é informar o jovem que para se prevenir contra o vírus da Aids tem que usar camisinha, fazer o teste e, se der positivo, começar logo o tratamento.

- O Ministério quer incentivar também o diagnóstico precoce para início do tratamento especializado o mais rápido possível. Isso também é uma forma de prevenção, para que o vírus não se espalhe ainda mais - completou Paula Carolina.

De acordo com pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, cerca de 94% dos brasileiros sabe que a camisinha é a melhor forma de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e à Aids. Mesmo assim, 45% da população sexualmente ativa do país não usou preservativo nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses.

Palavras chaves: SAÚDE