27/11/2012

Prefeitura realiza audiência pública sobre Plano de Habitação de Interesse Social

Evento acontece nesta sexta-feira, dia 30 de novembro

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, realiza na próxima sexta-feira, dia 30 de novembro, a partir das 18 horas, no Plenário da Câmara, no Centro Histórico, uma Audiência Pública para apresentação do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). O evento é aberto ao público e tem como objetivo promover o planejamento das ações do setor habitacional de forma a garantir moradia digna aos resendenses.

Conforme explica o titular da pasta, Natalino de Abreu, através do PLHIS será possível diagnosticar a situação habitacional de Resende e dar as diretrizes para o planejamento do setor, com foco à habitação de interesse social - para famílias com renda até três salários mínimos.

- Nosso Município já está fechando o compromisso com o Ministério das Cidades, através do andamento do PLHIS, já que apenas as cidades que possuírem este planejamento poderão solicitar apoio financeiro do Governo Federal, através do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social - destaca o secretário.

O processo de elaboração do PLHIS conta com três etapas, sendo a primeira mais técnica com o fechamento da proposta metodológica e estrutural do Plano, realizada no ano passado. Também em 2011, foi realizada a segunda etapa, com a realização de nove oficinas nas comunidades, quando foram levantadas demandas e eleitos delegados representantes.

Nessa segunda etapa, foram visitados os bairros São Caetano, Cabral, Primavera, Toyota, Vila Isabel, Jardim Aliança, Morada do Contorno, Fazenda da Barra II e III, Morada da Barra, Parque Minas Gerais, Surubi Velho, Bulhões, Parque Embaixador, Campo Belo, Jardim das Acácias, Surubi Novo, Nova Alegria, Jardim Alegria e Jardim Beira Rio.

- Nesses encontros foram levantadas demandas diversas, como a necessidade de regularização fundiária, construção de casas, construção de áreas de lazer, melhoria do sistema de saneamento básico, dentre outros - comenta o secretário Natalino de Abreu.

Nesta sexta-feira, dia 30, com a Audiência Pública, acontece a terceira etapa do PLHIS, com a participação dos delegados eleitos nas reuniões realizadas nos bairros.

- Convidamos todos a participar deste encontro para discutir este que é um tema muito importante, pois visa o planejamento de onde serão aplicados os recursos a serem conseguidos pelo município e como será o nosso crescimento - finaliza Natalino.

Palavras chaves: HABITAÇÃO