Assistência Social e Direitos Humanos

14/05/2013

Prefeitura realiza atividades pela Semana de Combate ao Abuso e Exploração de menores

Abertura do evento contou com peça de teatro para 1.600 alunos da rede municipal

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Começou nesta segunda-feira, dia 13 de maio, e termina neste sábado (18), a Semana de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, organizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. As atividades, que têm como tema "Deixar quieto também é crime", englobarão também os trabalhos realizados no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que acompanha menores vítimas de abusos e explorações no município.

Hoje (dia 14), às 10 horas, profissionais do CREAS ministraram palestra relacionada ao tema, para alunos do Colégio Estadual Antonina Ramos Freire, no bairro Alegria. A mesma atividade será realizada às 14 horas, para membros do Centro de Convivência dos Idosos (CCI), na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) e, às 15 horas, no CRAS Itinerante, em Engenheiro Passos, o assunto será levado para a comunidade.

Na quarta-feira (15), as palestras serão promovidas às 10 horas, para mães com filhos matriculados na Escola Municipal Lídia Pires (Itapuca) e, às 14 horas, no CRAS Lavapés, para pessoas da comunidade. Na quinta-feira (16), pela manhã, será a vez dos usuários do Centro de Referência Especializado em Pessoas de Situação de Rua (CREPOP) participarem da palestra e, às 14 horas, os usuários do CRAS Toyota. Na sexta-feira (17), a partir das 9 horas, haverá distribuição de materiais informativos sobre a campanha em postos de gasolina, no Terminal Rodoviário (no Centro) e no Rodoshopping Graal. Às 14 horas, será realizada palestra no CRAS Jardim Esperança. Paralelamente, haverá exibição de filme na sede do CREAS, em Campos Elíseos.

Já no sábado (18), dia de comemoração da data, a programação contará com distribuição de materiais informativos, das 8 às 12 horas, no Calçadão dos Elíseos. Na abertura do encontro, realizada ontem no Teatro da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), houve apresentação da peça "Vim ver Maria", interpretada por um grupo teatral de Ourinhos, São Paulo. O espetáculo foi assistido por cerca de 1.600 estudantes, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, todos da rede pública de ensino.

- Dentro de uma linguagem específica para a faixa etária dos estudantes, o teatro abordou o tema, orientando, explicando e dando dicas para que crianças e adolescentes fiquem atentos à situações de abuso e exploração - frisou a secretária municipal de Educação, Rosaly Azevedo.

De acordo com um balanço divulgado pelo CREAS, no momento estão sendo acompanhados 89 casos classificados como de abuso sexual e 15 de exploração sexual de crianças e adolescentes, no município. Os casos chegam ao CREAS de forma espontânea ou encaminhados pela Delegacia de Polícia; Conselho Tutelar; 2ª Vara de Infância, Família, Juventude e Idoso; escolas e organizações não- governamentais.

As denúncias também podem ser feitas através do serviço Disque 100, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, ou pelo telefone 3360-9347, do Conselho Tutelar de Resende.

Palavras chaves: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA