Resende

15° Min30º Max

Selo prevenção do site

Notícia

27/07/2012

Prefeitura realiza ação de combate às drogas em parceria com órgãos de segurança pública

Dependentes químicos serão encaminhados para serviços municipais

Prefeitura realiza ação de combate às drogas em parceria com órgãos de segurança pública

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

   A Prefeitura de Resende realizou na manhã desta sexta-feira, dia 27, a primeira ação do projeto "Vida Nova", iniciativa do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), ligado ao Plano Municipal de Ordem Pública.

   O trabalho consistiu na abordagem e acolhimento de dependentes químicos, com o objetivo de apresentar e disponibilizar a esses cidadãos os serviços da rede de proteção do município. Eles foram abordados na região da Grande Alegria, Baixada da Olaria, Vicentina, Alto dos Passos, Paraíso e Cabral, entre outros bairros, e convidados a participar do acolhimento.

   A ação conjunta contou com a participação do Poder Judiciário, Ministério Público, 37º Batalhão de Polícia Militar, 89ª Delegacia de Polícia, Conselho Tutelar, Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social e Direitos Humanos e Superintendência Municipal de Ordem Pública, além do COMAD (Conselho Municipal Antidrogas) e Organização Não Governamental Evoluir.

   A abordagem nas ruas foi realizada durante a madrugada desta sexta-feira, pela Polícia Militar. Os agentes encaminharam 14 dependentes químicos, todos adultos, para as instalações do CIEP 489 - Augusto de Carvalho, no bairro Cidade Alegria. No local foi montada uma estrutura composta por representantes dos órgãos e entidades que participaram da ação.

   De acordo com o superintendente de Ordem Pública da Prefeitura, Dalmo Ribeiro, os acolhidos foram avaliados e serão encaminhados pelo Poder Judiciário para medidas preventivas, socioeducativas e alternativas, como por exemplo, cursos de capacitação profissional para os adultos. O objetivo é que estes cidadãos participem de tratamentos continuados contra a dependência química.

   - Fizemos também um cadastro para que seja feito o acompanhamento familiar. É importante o envolvimento dos parentes neste trabalho de recuperação, pois muitas vezes, a família desconhece os serviços oferecidos pela Prefeitura, órgãos e entidades do município - disse.

   Da parte do poder público, os dependentes químicos receberam atendimentos de profissionais do CAPS ad (Centro de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e outras drogas) e CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), entre outros.

   - Com esta ação estamos minimizando os impactos da dependência química na nossa sociedade e mostrando para os acolhidos que o melhor lugar ainda é a família - disse a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Marly Ceccoline.

   O projeto foi resultado de uma reunião convocada pelo Prefeito José Rechuan, no último dia 19 de julho, no gabinete, com representantes dos órgãos de segurança pública, Prefeitura e Poder Judiciário.

   Para o delegado da 89ª Delegacia de Polícia, João Dias, a necessidade de envolvimento dos órgãos foi surgindo de acordo com a atuação das forças de segurança nas ruas. A participação do poder público serviu para mostrar que é possível fazer este trabalho utilizando a estrutura já disponível na rede. A intenção é dar continuidade, levando também as informações dos serviços para os usuários domiciliares ainda não atendidos pela rede.

   - Outro detalhe importante é que a partir de agora as medidas preventivas determinadas pelo Judiciário terão acompanhamento do poder público. Os resultados servirão como base para o nosso trabalho e para futuras ações de acolhimento - ressalta.

   O comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar, coronel Rogério Figueiredo, ressaltou que a ação partiu de levantamentos feitos pela corporação, que mapeou os locais de concentração de pessoas envolvidas com drogas. Para a realização desse trabalho, a Polícia Militar utilizou informações que chegaram através do Disque Denúncia e Ouvidoria Geral da Prefeitura de Resende.

   - Estamos apenas iniciando este projeto e a partir desta primeira ação vamos avançar ainda mais na prevenção às drogas em Resende. É a valorização dos serviços prestados pelos órgãos, numa integração que já nos permite vislumbrar importantes mudanças - concluiu.

Palavras chaves: PREVENÇÃO ÀS DROGAS
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados