27/07/2012

Prefeitura realiza ação de combate às drogas em parceria com órgãos de segurança pública

Dependentes químicos serão encaminhados para serviços municipais

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende realizou na manhã desta sexta-feira, dia 27, a primeira ação do projeto "Vida Nova", iniciativa do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), ligado ao Plano Municipal de Ordem Pública.

O trabalho consistiu na abordagem e acolhimento de dependentes químicos, com o objetivo de apresentar e disponibilizar a esses cidadãos os serviços da rede de proteção do município. Eles foram abordados na região da Grande Alegria, Baixada da Olaria, Vicentina, Alto dos Passos, Paraíso e Cabral, entre outros bairros, e convidados a participar do acolhimento.

A ação conjunta contou com a participação do Poder Judiciário, Ministério Público, 37º Batalhão de Polícia Militar, 89ª Delegacia de Polícia, Conselho Tutelar, Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social e Direitos Humanos e Superintendência Municipal de Ordem Pública, além do COMAD (Conselho Municipal Antidrogas) e Organização Não Governamental Evoluir.

A abordagem nas ruas foi realizada durante a madrugada desta sexta-feira, pela Polícia Militar. Os agentes encaminharam 14 dependentes químicos, todos adultos, para as instalações do CIEP 489 - Augusto de Carvalho, no bairro Cidade Alegria. No local foi montada uma estrutura composta por representantes dos órgãos e entidades que participaram da ação.

De acordo com o superintendente de Ordem Pública da Prefeitura, Dalmo Ribeiro, os acolhidos foram avaliados e serão encaminhados pelo Poder Judiciário para medidas preventivas, socioeducativas e alternativas, como por exemplo, cursos de capacitação profissional para os adultos. O objetivo é que estes cidadãos participem de tratamentos continuados contra a dependência química.

- Fizemos também um cadastro para que seja feito o acompanhamento familiar. É importante o envolvimento dos parentes neste trabalho de recuperação, pois muitas vezes, a família desconhece os serviços oferecidos pela Prefeitura, órgãos e entidades do município - disse.

Da parte do poder público, os dependentes químicos receberam atendimentos de profissionais do CAPS ad (Centro de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e outras drogas) e CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), entre outros.

- Com esta ação estamos minimizando os impactos da dependência química na nossa sociedade e mostrando para os acolhidos que o melhor lugar ainda é a família - disse a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Marly Ceccoline.

O projeto foi resultado de uma reunião convocada pelo Prefeito José Rechuan, no último dia 19 de julho, no gabinete, com representantes dos órgãos de segurança pública, Prefeitura e Poder Judiciário.

Para o delegado da 89ª Delegacia de Polícia, João Dias, a necessidade de envolvimento dos órgãos foi surgindo de acordo com a atuação das forças de segurança nas ruas. A participação do poder público serviu para mostrar que é possível fazer este trabalho utilizando a estrutura já disponível na rede. A intenção é dar continuidade, levando também as informações dos serviços para os usuários domiciliares ainda não atendidos pela rede.

- Outro detalhe importante é que a partir de agora as medidas preventivas determinadas pelo Judiciário terão acompanhamento do poder público. Os resultados servirão como base para o nosso trabalho e para futuras ações de acolhimento - ressalta.

O comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar, coronel Rogério Figueiredo, ressaltou que a ação partiu de levantamentos feitos pela corporação, que mapeou os locais de concentração de pessoas envolvidas com drogas. Para a realização desse trabalho, a Polícia Militar utilizou informações que chegaram através do Disque Denúncia e Ouvidoria Geral da Prefeitura de Resende.

- Estamos apenas iniciando este projeto e a partir desta primeira ação vamos avançar ainda mais na prevenção às drogas em Resende. É a valorização dos serviços prestados pelos órgãos, numa integração que já nos permite vislumbrar importantes mudanças - concluiu.

Palavras chaves: PREVENÇÃO ÀS DROGAS