02/04/2014

Prefeitura realiza ações para lembrar o Dia Mundial do Autismo

Monumentos receberam iluminação na cor azul em comemoração ao dia

Prefeitura realiza ações para lembrar o Dia Mundial do Autismo

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Esta semana três monumentos de Resende receberam iluminação na cor azul para lembrar o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado nesta quarta-feira, 2 de abril. Entre eles a Praça do Trenzinho (Campos Elíseos), Espaço Z (Centro) e a passarela da Praça da Concórdia.

Além disso, a Secretaria Municipal de Educação solicitou que profissionais de escolas e creches vistam roupas ou usem algum acessório azul. A cor foi definida mundialmente como símbolo do autismo porque a síndrome é mais comum nos meninos.

Também serão distribuídas nas unidades de ensino cartilhas com explicações sobre os principais sintomas e comportamentos da pessoa autista. As ações realizadas pela Prefeitura têm o objetivo de fortalecer e mobilizar a sociedade pelos direitos de inclusão da pessoa autista.

ATENDIMENTO - A Prefeitura oferece atendimento gratuito e especializado aos autistas de Resende. Na saúde, eles são atendidos pela rede de atenção psicossocial (CapsI e Caps Casa Aberta). Já a educação disponibiliza salas de recursos, que têm a finalidade de prestar atendimentos pedagógicos especializados aos alunos incluídos nas classes regulares e que apresentam necessidades educacionais.

As aulas serão em horário complementar ao período de estudo dos alunos. Atividades como música, filmes, jogos pedagógicos e brincadeiras serão desenvolvidas com os estudantes, para exercitar a coordenação motora, o tato, a respiração, a audição, a memória, a definição de cores, entre outras. Os atendimentos são realizados por professores com especialização em educação especial.

Através do Centro Municipal de Atendimento ao Educando (CEMAE), o trabalho conta ainda com o apoio de profissionais como psicólogas, fonoaudiólogas, psicomotricista, psicopedagoga, pedagoga e assistente social. Ao todo são 38 salas de recursos, instaladas em 23 escolas da rede municipal.

O QUE É AUTISMO - O autismo é uma desordem na qual uma criança jovem tem dificuldade em desenvolver relações sociais normais, se comporta de modo compulsivo e ritualista, e geralmente não desenvolve inteligência normal. É uma patologia diferente do retardo mental ou da lesão cerebral, embora algumas crianças com autismo também tenham essas doenças. Sinais de autismo normalmente aparecem no primeiro ano de vida e sempre antes dos três anos de idade. A desordem é duas a quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas.

Palavras chaves: INCLUSÃO