Assistência Social e Direitos Humanos

14/01/2013

Prefeitura realiza ações para atender vítimas das chuvas

Trabalho consistiu na distribuição de colchonetes e cestas básicas, além da limpeza de ruas

Prefeitura realiza ações para atender vítimas das chuvas

Crédito: Divulgação - PMR

Equipes da Prefeitura de Resende realizaram na sexta-feira e no sábado, dias 11 e 12, uma operação para atender as famílias atingidas pelos transbordamentos do córrego Água Branca, em Engenheiro Passos, e do Rio Pirapitinga, na altura da Chácara São Januário, no bairro Jardim do Sol. O trabalho consistiu na distribuição de colchonetes e cestas básicas, além da limpeza de ruas e trechos afetados pelas águas.

As ações tiveram início logo após os alagamentos, na última quinta-feira, dia 10. Participaram profissionais da Defesa Civil e das secretarias municipais de Obras e Assistência Social e Direitos Humanos, que organizaram uma força tarefa para atender as principais demandas das vítimas.

- Nosso objetivo foi amenizar o sofrimento das famílias, garantindo os primeiros atendimentos básicos logo após enchentes. A ação foi imediata e algumas famílias foram atendidas no mesmo dia pela Defesa Civil - explicou a secretária municipal de Assistência Social, Marly Ceccoline Cortona.

De acordo com levantamentos feitos pelos órgãos, 22 famílias foram atingidas pelas chuvas em Engenheiro Passos e 28 no Jardim do Sol. No total, a Prefeitura distribuiu 160 kits contendo colchonete, cobertor e lençol, além de 40 cestas básicas e produtos de limpeza. Os materiais foram fornecidos pela Defesa Civil do Estado.

Segundo o secretário municipal de Obras, Rubens Almada, em Engenheiro Passos os serviços de limpeza e reparos contaram com o auxílio de um caminhão caçamba, um caminhão pipa e um terceiro veículo que foi utilizado para desobstruir as tubulações. Já em relação às três passarelas de pedestres que haviam sido interditadas em Engenheiro Passos, ele informou que em uma delas o cabo de aço será reforçado e, para as demais, estão sendo elaborados novos projetos para normalizar o acesso.

No bairro Jardim do Sol, um caminhão foi destinado para a limpeza de fossas, com o objetivo evitar que dejetos retornassem para as redes de esgotos das residências. Esta semana, a Prefeitura vai realizar ainda a limpeza de canaletas na região afetada.

- Através da Defesa Civil vamos continuar monitorando destas áreas, para que qualquer eventualidade seja registrada imediatamente pelas nossas equipes. Neste período de anormalidade em conseqüência das chuvas, precisamos redobrar todas as atenções para que possamos evitar maiores problemas. - ressalta o secretário.

Palavras chaves: CHUVAS