Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda

31/10/2023

PREFEITURA REALIZA A 18ª EXPOSIÇÃO “FINADOS CULTURAL” NESTA QUINTA-FEIRA, DIA 2

A exposição será na Capela do Cemitério Municipal Senhor dos Passos e reúne imagens que retratam a história do Cemitério, documentos e homenagens a ilustres moradores

PREFEITURA REALIZA A 18ª EXPOSIÇÃO “FINADOS CULTURAL” NESTA QUINTA-FEIRA, DIA 2

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, promove a 18ª exposição “Finados Cultural” na próxima quinta-feira, dia 2 de novembro, no feriado de Finados. A mostra será na Capela do Cemitério Municipal Senhor dos Passos, que fica no bairro Alto dos Passos, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.

A mostra é organizada pelo Arquivo Histórico e foi idealizada pelo saudoso historiador Claudionor Rosa. A exposição é visitada anualmente pelas pessoas que comparecem ao cemitério municipal para prestar homenagens aos entes que já partiram.

“Finados Cultural” reúne imagens que retratam a história do Cemitério Municipal, além de documentos, textos e curiosidades sobre o local. O projeto também homenageia ilustres moradores sepultados naquele espaço.

A população terá a oportunidade de voltar ao túnel do tempo, com os verbetes relacionados a personalidades enterradas no local e funerais de indígenas e da época da escravidão, podendo conhecer um pouco da origem da tradição de velórios, sepultamentos e outros rituais.

De acordo com o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan, o Arquivo Histórico dá continuidade ao projeto idealizado pelo historiador Claudionor Rosa, que criou raízes na cidade e teve grande relevância na nossa cultura.

-O projeto já faz parte do calendário de atividades culturais do município. Pela sua importância e também como singela homenagem a Claudionor, que teve o importante papel de jogar luz sobre fatos importantes da nossa história, seguimos dando continuidade a este projeto - destacou o presidente.

Cemitério Municipal Senhor dos Passos

Vale destacar que nestes dias que antecedem o feriado de Finados, em 2 de novembro, a Prefeitura de Resende realiza um mutirão de limpeza e reparos como pinturas na Capela e estruturas do Cemitérios. As equipes trabalham para proporcionar mais conforto e carinho para as pessoas que visitam o espaço neste dia.

Neste feriado de 2 de novembro, o Cemitério Municipal Senhor dos Passos funcionará das 7h às 17h.

Palavras chaves: Finados Cultural