14/09/2011

Agência do Meio Ambiente notificou duas vezes a Nova Dutra

Prefeitura reafirma posicionamento contrário ao corte de árvores

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

O presidente da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende), Paulo José Fontanezzi (foto), reafirmou hoje o “posicionamento frontalmente contrário” da Prefeitura ao corte de árvores realizado pela Nova Dutra. Ele lembra que nos meses de novembro de 2009 e março de 2010, a agência já tinha notificado a concessionária sobre o corte de árvores às margens da rodovia com base na lei municipal 2.245/2000, segundo a qual “todo e qualquer corte ou poda de árvore no Município deve ser previamente autorizado pelo órgão ambiental da Prefeitura”. Nas duas situações, o Município não obteve resposta da empresa. Segundo ainda Fontanezzi, através de um contato posterior com representantes da concessionária, fiscais da AMAR foram informados de que a Nova Dutra possuía uma autorização do IBAMA para a realização do corte, expedida desde 2006. Diante deste quadro, a diretoria atual da AMAR ingressou com uma ação no Ministério Público Federal pedindo a suspensão dos cortes e o plantio de novas mudas de árvores no território de Resende como medida compensatória às arvores já cortadas pela empresa.
Palavras chaves: AÇÃO NO MINISTÉRIO PÚBLICO