30/11/2012

Programa beneficia cerca de 500 alunos com defasagem escolar

Prefeitura promove Seminário sobre Programa de Aceleração da Aprendizagem

Crédito: Andresa Gil - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Educação, promove, das 8h30 às 13 horas, da próxima terça-feira, dia 04, na AEDB (Associação Educacional Dom Bosco), um seminário que marcará o encerramento das ações do Programa de Aceleração de Aprendizagem no município.

O programa de Aceleração da Aprendizagem é uma ação efetiva no enfrentamento à repetência escolar. Foi implantado no município no início do ano letivo de 2011, por meio de uma parceria do governo municipal com o CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) e a Fundação Volkswagen.

Ao todo são 23 classes de aceleração, que beneficiam cerca de 500 alunos com defasagem idade-série matriculados do segundo ao quarto ano do ensino fundamental em 16 unidades de ensino da rede municipal, com dois anos ou mais de repetência escolar, alfabetizados e não alfabetizados.

No dia do seminário, haverá uma mostra dos trabalhos realizados pelos alunos ao longo dos dois anos do projeto. Estão previstos também relatos de profissionais e pais de alunos participantes do programa e a apresentação de resultados por parte do CENPEC, que foi responsável pela formação dos professores ao longo desse período.

O Programa realiza um trabalho diferenciado em sala de aula, com a formação continuada para os profissionais envolvidos e acompanhamento sistemático, durante os anos de 2011 e 2012, visando garantir a aprendizagem desses alunos. Outra ação do Programa de Aceleração da Aprendizagem na rede municipal de ensino é a oferta do reforço escolar.

Segundo a Secretária de Educação, professora Rosaly Azevedo, a meta da Secretaria Municipal de Educação é de que em 2013 os alunos atendidos nas classes de aceleração estejam preparados para ingressar no sexto ano do ensino fundamental.

O Programa de Aceleração da Aprendizagem acontece no município nas seguintes unidades de ensino: Escola Municipal Bairro Cabral, Escola Municipal Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Ciep 347 - Dr. Jorge Miguel Jayme (Toyota), Escola Municipal Esther Politi (Fazenda da Barra I), Escola Municipal Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Escola Municipal Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi), Escola Municipal Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), Escola Municipal Francisco Quirino (Mauá), Escola Municipal Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade Alegria), Escola Municipal Dona Mariúcha (Santo Amaro), Escola Municipal Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Escola Municipal Surubi, Escola Municipal Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), Escola Municipal Clotilde de Souza Ferreira (Fazenda da Barra III), Escola Municipal Lídia Pires de Magalhães (Itapuca) e Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria).

Palavras chaves: EDUCAÇÃO