22/08/2013

Na abertura, Companhia de Dança Holos faz apresentação gratuita

Prefeitura promove Semana da Pessoa com Deficiência

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende promove entre os dias 26 e 31 de agosto a Semana Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência. O objetivo é destacar a importância das iniciativas de acessibilidade desenvolvidas pelo município, além de mobilizar a sociedade em favor dos direitos e da qualidade de vida dessas pessoas.

O evento faz parte de uma ação integrada entre a Superintendência de Eventos e as Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação. Durante esta semana serão promovidas palestras, atividades culturais, recreativas e educacionais para os participantes.

- Queremos sensibilizar a sociedade para as causas das pessoas com deficiências e a inclusão social, destacando as capacidades e as potencialidades deste segmento - ressalta a coordenadora do Programa Gente Eficiente, da Superintendência Especial de Eventos, Zuleika de Souza Florentino.

Na abertura, segunda-feira, dia 26, será realizada uma apresentação da Companhia de Dança Holos, de Niterói, formada por bailarinos com e sem deficiência. O espetáculo está marcado para as 18 horas, no Teatro da Academia Militar das Agulhas Negras.

No dia 27, das 14 às 17 horas, será promovido um encontro com pais de alunos especiais, na sede da Secretaria de Educação, no bairro Manejo. Eles participarão de várias dinâmicas sob a coordenação de psicólogos do Centro Municipal de Atendimento ao Educando (CEMAE).

Na quarta-feira, dia 28, das 8 às 12 horas, os alunos com necessidades especiais participarão de uma manhã recreativa, no Parque Tobogã, no bairro Vila Julieta. No mesmo dia, a Coordenadoria Municipal de Políticas para Pessoas com Deficiências, em parceria com o curso normal do Colégio Estadual Pedro Braille Netto, realizará uma mesa redonda sobre "Práticas e atuações da educação especial no município". A atividade, marcada para as 14 horas, será voltada para alunos do 1º ao 3º ano do curso de normal.

No dia 29, durante todo o dia, serão realizadas atividades nas escolas da rede municipal. Entre elas estão exibição de filmes, palestras e confecção de cartazes, todas transmitindo mensagens sobre inclusão social da pessoa com deficiência.

Na sexta-feira, dia 30, às 14 horas, no auditório da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), acontecerá uma palestra com o professor Djair Galvão, autor do livro "O Saci de duas pernas", que também abordará o tema inclusão social. Na ocasião, professores do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental serão contemplados com um exemplar da publicação para trabalhar o conteúdo em sala de aula.

Encerrando a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, no sábado, dia 31, das 9 às 17 horas, no auditório da AEDB, acontecerá a Iª Jornada de Transtornos do Espectro do Autismo em Resende (Autismo, Asperger, síndrome de Rett). O evento é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Associação dos Amigos dos Autistas de Resende (AMAR).

As palestras serão ministradas pelo médico geneticista e professor do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento na Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP), Décio Brunoni; pela fonoaudióloga Renata de Lima Velloso e pela psicóloga Cintia Perez Duarte, ambas mestres e doutoras em Distúrbios do Desenvolvimento também na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O evento contará ainda com a participação da psicóloga formada pela PUC-SP e atualmente terminando o doutorado pela Western New England University, em Springfield Massachusetts, Maria América Andrade.

Os profissionais apresentarão temas relacionados ao diagnóstico, linguagem neuropsicológica nos transtornos, problemas graves de comportamento, inclusão das pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo, entre outros assuntos.

O encerramento da jornada está marcado para 16h50, com a participação do secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues.

Palavras chaves: INCLUSÃO