25/01/2013

Prefeitura promove quarta edição da Campanha do Desarmamento

Voluntários poderão solicitar a busca da arma em sua casa

Prefeitura promove quarta edição da Campanha do Desarmamento

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Superintendência de Ordem Pública, em parceria com o Ministério da Justiça e as polícias Civil e Militar, realiza no dia 02 de fevereiro mais uma edição do "Viva sem Armas", a Campanha Itinerante do Desarmamento promovida pela Prefeitura de Resende. O posto para entrega voluntária será montado mais uma vez no calçadão da Avenida Albino de Almeida, em Campos Elíseos. O horário de funcionamento será das 9h às 14 horas.

A partir desta quarta edição, a Superintendência vai oferecer um serviço constante de recolhimento. Quem desejar fazer a entrega voluntária de uma arma poderá solicitar o envio de uma viatura até a residência para fazer o transporte. É obrigatório a presença do proprietário da arma na condução do material. Para solicitar o serviço de transporte é só agendar pelo telefone da Superintendência 3381-3504. O agendamento pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

- A pessoa que queira utilizar este serviço pode ter a certeza de que ele será oferecido com total discrição. O veículo que será enviado à residência não terá qualquer identificação policial que possa constranger o usuário. Vamos oferecer total segurança e comodidade - garante Ed Murphy.

De acordo com o Superintendente de Ordem Pública do Município, José Antônio dos Santos, o Ed Murphy, o serviço oferecido "atende a uma solicitação da própria população interessada em participar da campanha". O superintendente ressalta ainda que a pessoa que participa com a entrega de uma arma ou munição é indenizado em valores que variam de R$ 150 a R$ 450. Além do apoio da Polícia Federal, a campanha contará com a parceria das Policias Civil e Militar, para o recolhimento voluntário das armas.

A campanha neste ano será integrada e também abrangerá Resende, Itatiaia, Quatis e Porto Real. Representantes dos municípios se reuniram na última terça-feira, dia 22, para traçar os detalhes da ação. O encontro contou com as presenças do delegado da 89ª Delegacia, João Dias, e do comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Rogério Figueiredo de Lacerda. Na ocasião, ficou definido que as cidades terão pontos estratégicos de divulgação no dia da campanha. Os interessados serão encaminhados ao posto de entrega voluntária em Resende.

Nas três edições anteriores foram arrecadadas no total 42 armas. As campanhas de desarmamento garantem o anonimato de quem fizer a entrega voluntária de armas e munição. Não há também qualquer tipo de investigação sobre a procedência da arma entregue.

Palavras chaves: SEGURANÇA