08/11/2019
PREFEITURA PROMOVE OFICINAS DE RECICLAGEM CONTRA DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA
Projeto será realizado na próxima segunda-feira, 11, no CRAS Paraíso
Crédito: Carina Rocha
A Prefeitura de Resende, em parceria com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e através da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo o projeto “Oficina da Reciclagem”, uma importante medida visando reduzir casos de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti no município. A 2° oficina acontece na próxima segunda-feira (11), no CRAS Paraíso, às 9h e às 14h.
A última edição do projeto foi realizada no último dia 31 de outubro e teve como tema sacola de compras feitas a partir de sacos de ração. As embalagens, que são grandes acumuladoras de água, tiveram assim um destino ecológico e saudável.
O tema da próxima edição será “Enfeites de Natal” e, para os trabalhos, é importante levar vidros diversos, tampas, retalhos de tecidos com cores natalinas, rolinhos de papel, garrafas pet, vasilhas de plástico entre outros objetos que possam ser reutilizados para os enfeites.
A oficina destinada ao público adulto será ministrada pela educadora ambiental Mariana da Costa Facioli. “O objetivo dessa oficina é fazer com que as pessoas tenham uma visão empreendedora, conseguir enxergar no lixo uma possibilidade de renda” ressaltou a educadora.
De acordo com a coordenadora das oficinas, Cristina Rosadas, o projeto se concentra no Paraíso e redondezas.
- A maioria dos focos se concentram concentra na região do grande Paraíso. O objetivo principal deste trabalho é conscientizar a população sobre os riscos e retirar dos lixos e ruas tudo aquilo que possa ser reutilizado de forma a não acumular água e gerar as larvas, enfatizou a coordenadora.
As inscrições podem ser feitas no CRAS Paraíso, de 8h às 17h, e há 20 vagas por turma.
Mutirão da Dengue
O combate ao mosquito Aedes aegypti é feito de forma permanente e em diversas frentes em Resende, através de ações da Prefeitura. Um grande “Mutirão Contra a Dengue” foi desenvolvido em 2019 nos bairros Paraíso, Cabral, Morro do Cruzeiro, Alambari e Castelo Branco. A ação ocorreu com a participação de diversos setores da Prefeitura, com o reforço da Cruz Vermelha e da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). De acordo com o Comitê da Dengue, a estimativa é de que cerca de seis mil domicílios foram visitados.
Palavras chaves: Oficinas De Reciclagem; Saúde