° Minº Max

Desenvolvimento Urbano

19/09/2023

PREFEITURA PROMOVE NOVAS OFICINAS DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR

Terceira e quarta oficinas, que fazem parte da revisão prevista em lei, acontecem no dia 20 de setembro e 11 de outubro

PREFEITURA PROMOVE NOVAS OFICINAS DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR

Crédito: Douglas Pacheco

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, promove duas novas oficinas de revisão do Plano Diretor 2023. A terceira oficina será nesta quarta-feira, dia 20, com o tema “Meio Ambiente e Sustentabilidade”. E a quarta oficina será em outubro com o tema “Desenvolvimento Urbano (habitação, serviços e infraestrutura urbanos)”.

As oficinas buscam debater mudanças e atualizações no plano diretor, que fazem parte da revisão prevista em lei, 10 anos após a elaboração do Plano Diretor. Nesta quarta-feira, dia 20, a oficina “Meio Ambiente e Sustentabilidade” acontecerá na OAB, localizado na Avenida Marcílio Dias, n°655, das 13h às 17h.

Para participar os interessados devem se inscrever por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe3Vo7r2VoH9Vgrqi9958mzFJp5qt66k4D0ojiKAgxB-7kVTg/viewform?pli=1  ou de forma presencial na Secretaria de Desenvolvimento Urbano, no pátio administrativo da Prefeitura.

Já a 4ª oficina “Desenvolvimento Urbano (habitação, serviços e infraestrutura urbanos), será no dia 11 de outubro, também na sede da OAB, das 13h às 17h. Para as oficinas são oferecidas até 20 vagas para o público em geral.

Nas oficinas os participantes recebem uma cópia do trecho da Lei referente aos temas, e em grupo irão analisar e propor alterações, relatar críticas e sugestões. Ao final, eles escreverão textos que possam substituir ou acrescentar informações ao texto original do Plano Diretor Vigente. Todos os textos serão avaliados em conjunto, assim será feito um único documento que será trabalhado para divulgação nas futuras audiências públicas.

-É muito importante que a população participe tanto das oficinas quanto das pesquisas online e de todo o processo, para conhecer mais sobre a cidade e como ajudar. Com a participação ativa dos moradores, eles poderão dar opiniões e avaliações que poderão gerar mudanças significativas para os próximos 10 anos no desenvolvimento e mobilidade urbana - disse a secretária de Desenvolvimento Urbano, Denise de Abreu Manhães.

Revisão do Plano Diretor 2023

O Plano Diretor é um documento que busca orientar e estabelecer normas para o desenvolvimento urbano, como a cidade poderá crescer, transporte público e habitação, entre outros. A Lei Municipal 3000/13, que institui o Plano Diretor de Resende, foi feita em 2013 e a cada 10 anos é necessário realizar o processo de revisão.

A população pode ter participação ativa na revisão do Plano Diretor, por meio das oficinas como também das pesquisas de opinião que estão disponíveis no site institucional da Prefeitura. Na pesquisa de opinião sobre Mobilidade Urbana, podem ser avaliadas questões como trânsito, transporte público e infraestrutura. E também há a pesquisa sobre o Plano Diretor, em que os moradores podem dar suas opiniões sobre a cidade e ajudar na Revisão do Plano Diretor.

Vale destacar que no site institucional da Prefeitura de Resende há uma aba com todas as informações sobre o Plano Diretor. Basta acessar pelo link: https://resende.rj.gov.br/revisao-do-plano-diretor . Uma revisão do Plano Diretor bem elaborada e implementada evitará problemas como a ocupação desordenada do solo, a falta de infraestrutura adequada e a degradação ambiental.

Palavras chaves: Oficinas; Plano Diretor