07/12/2012

Prefeitura promove Fórum de Saúde Mental com tema voltado para a educação

Exposição fotográfica “Me olha que eu me mostro” estará aberta à visitação até sexta-feira, no Espaço Z

Prefeitura promove Fórum de Saúde Mental com tema voltado para a educação

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Saúde realiza na próxima semana dois eventos que irão marcar o encerramento do ano dos trabalhos realizados pelo Programa de Saúde Mental: a Semana de Arte e o Fórum Intersetorial da Saúde Mental. O primeiro terá início na segunda-feira, dia 10 de dezembro, às 15 horas, no Espaço Z, com a abertura da mostra fotográfica "Me olha que eu me mostro".

Nesta exposição, que poderá ser visitada até sexta-feira, dia 14, o público poderá conferir a rotina dos usuários durante o atendimento nas oficinas terapêuticas e nos demais serviços prestados através do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Casa Aberta, no CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil), e no CAPSad (Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas).

Ainda dentro da Semana da Arte, na quarta-feira, dia 12, às 14 horas, acontece a Roda de conversa com os participantes do projeto "A Voz dos Usuários", também no Espaço Z.

- Será um bate papo com um grupo formado por usuários do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ). Eles falam abertamente sobre doença mental, como se sentem, o que sentem, das crises e de como saíram dos momentos de crise. Falam de suas próprias experiências e respondem a perguntas sobre o problema - explicou a diretora de Saúde Mental, Ângela Monteiro.

A semana será encerrada com o Sarau da Primavera, na sexta-feira, dia 14, às 9h, na Biblioteca Municipal, onde os usuários irão declamar poesias de sua autoria ou de outros autores e apresentar números musicais.

Já o Fórum Intersetorial acontece na terça-feira, dia 11, no auditório da Universidade Estácio de Sá, das 8 às 12 horas com o tema "CAPSi e Escola no Matriciamento: a construção de um novo olhar".

Falando sobre esse tema, a psicóloga Dione Paula de Jesus falará sobre a experiência realizada em Resende, onde a equipe do CAPSi percorre sete escolas da rede municipal - Ciep 347 (Toyota), Noel de Carvalho (Liberdade), Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Dona Mariúcha (Santo Amaro), Getúlio Vargas (Cidade Alegria), Júlio Verne (Surubi) e Abrahão Hermano Ribemboin (Cidade Alegria) - realizando um trabalho junto aos professores.

- O objetivo deste trabalho é dar suporte aos professores para que eles aprendam a lidar com situações que surgem no dia a dia dos alunos, muitas vezes identificada erroneamente como transtorno mental. Assim, eles compreendem que muitas situações podem ser solucionadas no âmbito da escola, sem a necessidade de encaminhar o aluno para atendimento na unidade - explica Ângela Monteiro, salientando que o fórum é aberto ao público e que os profissionais da educação também foram convidados a participar.

Outro palestrante será o psiquiatra da Infância e Adolescência e professor adjunto do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Rossano Cabral Lima, que falará sobre seu trabalho realizado junto a esse público.

Palavras chaves: SAÚDE