14/11/2023

PREFEITURA PROMOVE EVENTO PELA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DE 16 A 20 DE NOVEMBRO

Atividades acontecerão em diversos locais do município como palestra, desfile da Beleza Negra, apresentações de capoeira, Baile Charme, entre outras

Crédito: Arquivo PMR

A Prefeitura de Resende, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e Direitos Humanos e Turismo, promove um evento em alusão a Semana da Consciência Negra em locais de Resende, de 16 a 20 de novembro. A programação conta com atividades desde a manhã como palestra, desfile da Beleza Negra, apresentações musicais e capoeira.

A festividade começa na quinta-feira, dia 16, com a palestra “Lei 10.639/2003, 20 anos depois”, com o professor Marcelo Césio Silva, às 19h, na Associação Educacional Dom Bosco. O professor atua voluntariamente em cursos pré-vestibulares sociais e trabalha em escolas públicas e privadas.

Já na sexta-feira, dia 17, será realizado um Desfile da Beleza Negra, na Casa da Amizade, às 19h. A iniciativa pretende de forma leve e divertida valorizar a população.

O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, foi instituído como lei e faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. O Zumbi dos Palmares é considerado como um símbolo de resistência e luta dos escravos no contexto do Brasil colonial. Ele foi morto em 20 de novembro de 1695 após a descoberta do esconderijo onde ficava.

-Durante o mês de novembro realizaremos vários eventos com o objetivo de não apenas celebrar o Dia da Consciência Negra, mas também chamar a sociedade para refletir sobre a situação da comunidade negra brasileira. É importante contar a história de uma parcela tão importante da nossa cidade que sempre foi invisibilizada, ou seja, recontar a história do ponto de vista do povo preto. Lembrar dos antepassados faz com que continuemos a busca da tão sonhada promoção da igualdade racial. E também lembrar de Zumbi dos Palmares que foi o grande personagem das lutas pela libertação do povo preto - disse a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Jacqueline Primo.

Confira a programação da Semana da Consciência Negra
16/11 (quinta-feira):

Palestra “Lei 10.639/2003, 20 anos depois”
Horário: 19h

Professor Marcelo Césio Silva - Professor de História de escola pública e privada, atua voluntariamente em cursos pré-vestibulares sociais
Local: Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), Avenida Coronel Antônio Esteves, 01, Campo de Aviação

17/11 (sexta-feira):
Desfile da Beleza Negra
Horário: 19h
Local: Casa da Amizade, Rua Paul Harris, 105, Centro

19 de novembro (domingo):
Salve Zumbi dos Palmares