26/02/2013
Prefeitura promove encontro para fornecedores de peças da Nissan
Prestadoras de serviços da montadora já iniciaram processo de instalação em Resende
Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR
A Prefeitura de Resende, em parceria com a Nissan, promoveu na tarde de ontem, dia 25, um workshop voltado para os fornecedores da montadora. O encontro foi realizado na Associação Educacional Dom Bosco e teve o objetivo de informar as empresas sobre incentivos e benefícios tributários concedidos pelo município, além de áreas disponíveis para instalação e infraestrutura.
De acordo com o secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira, a iniciativa faz parte do processo de instalação da Nissan em Resende, e as reuniões estão sendo realizadas tanto para empresas que já estão em fase de instalação quanto de negociação.
- Estamos trabalhando junto aos fornecedores de peças da Nissan no sentido de que novas ferramentas sejam criadas para atender suas demandas, esclarecendo dúvidas e orientando-os neste processo inicial - afirma o secretário.
Participaram do workshop empresas de várias nacionalidades como japonesa, mexicana, alemã e francesa. Estavam presentes representantes da Yorozu, Mitsui Steel, Tachi-S, Eberspächer, Faurecia Automotive, Benteler Sistemas Automotivos, MA Automotive, Metalúrgica Paschoal LTDA e NS São Paulo Companhia LTDA. Todas estão relacionadas ao parque de fornecedores de peças da Nissan.
A reunião contou também com a presença de técnicos da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), que participarão ainda de outros encontros para esclarecer dúvidas sobre incentivos fiscais concedidos pelo estado.
- Colocamos à disposição todos os técnicos da Prefeitura e convidamos a equipe do estado para repassar as informações necessárias. No total, a Nissan terá cerca de 30 empresas fornecedoras de peças e precisamos ficar atentos a todas as demandas que estão surgindo neste momento - ressalta.
MEMBROS DO CONSULADO DO JAPÃO VISITAM A PREFEITURA
O secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira, recebeu também na tarde de ontem, membros do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, Takaharu Nagashimo e Toshiaki Swada, ambos da área econômica do órgão. A visita teve a finalidade de estreitar laços, pois com a vinda da Nissan várias empresas japonesas sinalizaram interesse pelo município de Resende.
- Conversamos sobre o processo de instalação da montadora, infraestrutura, logística e atrativos da cidade - relata o secretário.
Durante a conversa, Edgar Moreira propôs aos visitantes que Resende e a cidade sede da Nissan no Japão, Yokohama, se tornem co-irmãs. A intenção é que através desta parceria seja possível desenvolver projetos nas mais diversas áreas.
- A iniciativa vai permitir uma interação maior entre as duas cidades. Podemos pensar na divulgação da cultura japonesa e vice versa, ações que aproximem resendenses e japoneses - adianta. A proposta voltará a ser debatida na primeira quinzena de março, quando está prevista a realização de uma reunião entre representantes da Prefeitura e do Consulado.
Palavras chaves: NOVAS EMPRESAS