20/10/2023

PREFEITURA PROMOVE DIVERSAS AÇÕES DE SAÚDE NESTE SÁBADO, DIA 21

Serão oferecidos testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, exames preventivos, vacinação de rotina; além de ação do Outubro Rosa no CDI e mutirão de Ressonância Magnética na Santa Casa

PREFEITURA PROMOVE DIVERSAS AÇÕES DE SAÚDE NESTE SÁBADO, DIA 21

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove neste sábado, dia 21, diversas ações voltadas para o atendimento à saúde da população. Atividades em diferentes postos de saúde e unidades hospitalares serão oferecidas, como testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, exames preventivos, atualização de caderneta de vacinação. Além de ação em alusão ao Outubro Rosa e o 1° Mutirão de Ressonância Magnética na Santa Casa.

Testes rápidos

21 de outubro é o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, estabelecido como o terceiro sábado de outubro. Neste sábado, o SAE (Serviço de Assistência Especializada) IST/HIV/Hepatites Virais, oferecerá testes gratuitos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, das 8h às 12h. A ação será na sede do serviço, que fica na Rua Dr. João Maia, n°42, no Centro (Posto do Estado).

Além disso, as equipes realizarão uma campanha educativa com distribuição de preservativos. A data foi estabelecida para conscientizar e informar que a infecção tem cura e é necessário investir na testagem, no tratamento para interrupção da cadeia de transmissão e na prevenção com o sexo seguro. Para realizar os testes rápidos, basta levar o cartão do SUS e um documento oficial com foto. Não é necessário encaminhamento ou solicitação médica. Mais informações pelos telefones: (24) 3354-6752 ou (24)99977-1079 (Whatsapp).

Exames preventivos

Também neste sábado acontecerá mais uma campanha de exames preventivos em unidades de saúde. A campanha é voltada para mulheres com a vida sexual ativa com o objetivo de prevenção e diagnóstico precoce de doenças como câncer de mama e colo do útero.

A iniciativa será das 8h às 16h. É fundamental que realizem o agendamento nas unidades de saúde dos seguintes bairros: Vicentina (24) 3360-5238; Manejo (24)3354-7505; Fazenda da Barra I (24) 3360-9765; Fazenda da Barra II (24)3381-6108; Fazenda da Barra III (24) 3355-7156; Morada da Barra (24) 3355-7173; Visconde de Mauá (24) 3387-2022; Parque Minas Gerais (24)3355-7103; Jardim Beira Rio (24)3360-1938. É necessário levar o cartão do SUS e/ou CPF.

Vacinação de rotina

O sábado também será de vacinação de rotina e atualização das vacinas atrasadas em cinco unidades de saúde. A iniciativa será das 8h às 16h nas seguintes unidades de saúde: Fazenda da Barra II; Morada da Barra; Vicentina; Jardim Beira Rio; e Manejo. Para a imunização são necessários os documentos de CPF, cartão do SUS e a caderneta de vacinação da criança para atualização das vacinas que estão atrasadas.

Outubro Rosa no CDI do Hospital Municipal de Emergência

O Centro de Imagem, que fica em anexo ao Hospital Municipal de Emergência, também prepara uma ação da campanha do Outubro Rosa para este sábado. A programação se inicia às 8h com um café da manhã e uma palestra sobre ‘autoexame’, com a técnica de mamografia Carla Gomes Mateus.

Além disso são previstos exames de mamas e mamografias com médicas e técnicas do CDI, e também 36 exames de mapeamento para as pacientes mulheres. Vale destacar que todas as pacientes foram previamente agendadas para os procedimentos.

1° Mutirão de Ressonância Magnética da Santa Casa

O recém-inaugurado Centro de Imagem da Santa Casa realizará neste sábado, o 1° Mutirão de Ressonância Magnética. A iniciativa contemplará 40 pacientes e acontecerá das 7h da manhã de sábado até às 2h da madrugada de sábado para domingo.

Vale ressaltar que os atendimentos foram agendados previamente para este dia 21. Por isso, é fundamental que a população mantenha os dados atualizados para que as equipes da Secretaria Municipal de Saúde entrem em contato para o agendamento dos exames.

-Será um sábado com muitas ações voltadas à saúde da população. A iniciativa busca facilitar o acesso dos moradores aos serviços de saúde como vacinas e exames preventivos, pois sabemos que muitos não conseguem ir até às unidades durante a semana devido à rotina. Os profissionais estarão de prontidão para atender a população, com toda dedicação e cuidado. Sabemos que ainda temos muitos desafios, mas seguimos trabalhando para manter a saúde pública de Resende em bons números e sendo referência em todo o estado - destacou o secretário de Saúde, Jayme Neto.

Palavras chaves: Ações; Saúde; Exames