05/02/2010

Feira Sertaneja será realizada todo mês no Parque de Exposições

Prefeitura promove cursos para produtores rurais

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária divulgou nesta sexta-feira, 05 de fevereiro, o calendário de cursos para o ano de 2010, que vão contemplar cerca de 90 por cento das culturas desenvolvidas na região. Segundo o titular da pasta, José Antônio de Carvalho Pinto, os cursos representarão uma grande oportunidade de aperfeiçoamento e se destinarão especificamente aos produtores rurais. A iniciativa será realizada em parceria com o SENAR (Sindicato Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural de Resende. - No ano passado oferecemos os primeiros módulos de alguns destes cursos programados para 2010 (foto), e agora vamos retomá-los. A intenção é fazer com que os nossos produtores se aperfeiçoem, obtendo um conhecimento maior a respeito das culturas que desenvolvem em suas respectivas propriedades – declara o secretário, acrescentando que, a julgar pelos resultados positivos alcançados na realização dos cursos em 2009, “tudo indica que a iniciativa neste ano será muito proveitosa”. Em 2010, os cursos programados são para as seguintes culturas: artes florais, apicultura, doma racional de eqüinos, agricultura orgânica, cultivo de hortaliças, produção de derivados do leite, operação de trator agrícola, aproveitamento de alimentos para cardápios, bovinocultura de leite e caprinocultura. As aulas serão realizadas de fevereiro a novembro, e cada turma deverá reunir de 12 a 15 produtores rurais. Segundo o secretário, os cursos acontecerão nas próprias propriedades, e a Prefeitura oferecerá alimentação para os participantes, além do transporte aos produtores, quando houver necessidade. Com o objetivo de criar um ponto de comercialização dos produtos provenientes do segmento rural de Resende, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária vai implantar, a partir do dia 21 de março, a Feira Sertaneja do Município. Pelo projeto da Secretaria, o evento será realizado sempre no terceiro domingo do mês, no Parque de Exposições, a partir de 8 horas. - Através da Feira Sertaneja, vamos abrir espaço para que os produtores possam vender suas mercadorias. Por outro lado, a população terá condições de adquirir os produtos da sua própria cidade, valorizando dessa maneira os produtores rurais do município. Cremos que será uma oportunidade interessante para todos – diz José Antônio. Outras informações sobre os cursos poderão ser obtidas pelo telefone 3360-7502, ou pessoalmente, na Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, que funciona no Parque de Exposições.
Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO