02/12/2009

Prefeitura promove curso para formação de árbitros de futebol

Aprovados poderão fazer parte do quadro da Federação do Estado do Rio de Janeiro

Prefeitura promove curso para formação de árbitros de futebol

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da FUNRESP (Fundação Resende Esportes), realiza neste mês um curso voltado à formação de árbitros para partidas de futebol de campo. As aulas vão ser ministradas pelos juizes Elias de Almeida e Paulo Henrique, que fazem parte da FFERJ (Federação de Futebol do Estado do Estado do Rio de Janeiro). A FUNRESP pretende formar pelo menos 50 novos árbitros. As inscrições para o curso já estão abertas e não há número limitado de vagas, “pois antes do início do curso será aplicada uma prova seletiva, de múltipla escolha, para avaliar o conhecimento prévio dos candidatos”. Elas podem ser feitas na sede da FUNRESP, no Centro Administrativo da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, entre 8 e 17 horas. A inscrição e o curso serão gratuitos. - Temos uma carência muito grande de árbitros federados em Resende, o que nos traz uma certa dificuldade quando promovemos torneios de futebol. Com isso, muitas vezes um só árbitro acaba apitando mais de quatro partidas em um único dia. Esperamos que, com a conclusão desse curso, que será apoiado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, tenhamos novos profissionais capacitados para atuar em qualquer jogo de futebol de campo. Com muitas atividades previstas no calendário esportivo de 2010, o novo quadro vai fazer uma grande diferença – explica o presidente da FUNRESP, Vagner Barcelos (foto) A partir da prova seletiva, será formada uma turma com, no máximo, 50 candidatos. Para aprovação na prova seletiva, o candidato deverá acertar pelo menos 70 por cento das questões. Esta prova seletiva acontecerá no próximo dia 14 de dezembro e o curso será realizado nos quatro dias seguintes, através de aulas teóricas e práticas, sempre no horário de 19 às 22 horas, no Vila Rica Flat Hotel, próximo ao Resende Shopping. Para que o árbitro possa integrar o quadro da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, a própria entidade realiza os exames visando saber se o candidato reúne as condições físicas necessárias à admissão. - Acima de tudo, é de fundamental importância que o candidato goste muito de futebol, pois assim ele poderá se dedicar inteiramente à atividade, com possibilidades até de apitar partidas fora de Resende, se tornando um árbitro profissional – concluiu Vagner Barcellos.
Palavras chaves: ESPORTE