Assistência Social e Direitos Humanos

28/11/2018

PREFEITURA PROMOVE CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS

Evento, que será realizado nesta quinta, 29, contará com a participação da subsecretária de estado de Assistência Social, Nelma Azeredo

PREFEITURA PROMOVE CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS

Crédito: Carina Rocha

O papel dos conselheiros municipais e suas responsabilidades do processo de controle social será o tema central do I Encontro de Conselhos Municipais que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, realiza em Resende nesta quinta-feira, dia 29. Organizado pela Casa dos Conselhos – órgão da gestão municipal que oferece apoio aos colegiados – o Encontro acontecerá nas dependências da Casa da Amizade, localizada no centro da cidade, a partir das 14h.

De acordo com o diretor da Casa dos Conselhos, o assistente social Gilberton Ailton de Oliveira, o evento, que é aberto ao público, deverá contar com cerca de 80 pessoas, plateia formada prioritariamente por pessoas que integram conselhos municipais, ou que participam de associações ou entidades do município, atuando como lideranças comunitárias.

O objetivo do evento, que contará com a presença da subsecretária de estado de Assistência Social, Nelma Azeredo, que fará uma palestra sobre o tema “Controle Social e os Desafios para o Futuro”, é promover a educação e a capacitação continuada dos conselheiros, para que eles saibam qual é o seu papel e como exercê-lo no dia a dia. “Os conselheiros municipais, assim como as lideranças comunitárias, têm uma grande responsabilidade no processo de controle social, mas precisam estar permanentemente capacitados para saber como exercer esta função, e é esse o objeto do encontro” – explicou Gilberton.

Segundo ele, entre os representantes que deverão participar do encontro, estão integrantes dos conselhos municipais de saúde, cultura, criança e adolescente, idoso, educação, assistência social, ordem pública, e pessoa com deficiência, entre vários outros. Os interessados podem fazer sua inscrição no local, antes do início do evento.

Confira a programação:

14h – Abertura

14h30 – Palestra com Nelma Azeredo, subsecretária de estado de Assistência Social, sobre o tema “Controle Social e os Desafios para o Futuro”

15h30 – Apresentação do Coral do Centro de Convivência do Idoso de Resende

16h – Coffee break