Assistência Social e Direitos Humanos
26/02/2014
Prefeitura promove campanha contra erotização infantil no Carnaval
Objetivo é alertar pais sobre fantasias adequadas a crianças e adolescentes
Crédito: Divulgação - SMAS/PMR
Nesta quinta-feira, dia 27 de fevereiro, a Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), estará no Calçadão de Campos Elíseos, das 10 às 12h, para promover a campanha "Carnaval é para brincar, mas sem abusar", contra a erotização infantil no Carnaval.
Serão distribuídos leques e panfletos informativos, e a equipe do Creas fará esclarecimentos sobre o tema e demais serviços do Centro durante as abordagens. O objetivo da ação é alertar os pais e responsáveis sobre a exposição de crianças e adolescentes nesta época em que a sensualidade é valorizada.
- O Carnaval é uma festa popular que destaca a sensualidade, portanto é preciso tomar alguns cuidados, como não fantasiar as crianças com roupas decotadas e curtas, evitando assim a erotização destes jovens e possíveis abordagens e insinuações - explica a gerente do Creas, Camila Hoffmann Jardim.
Camila diz ainda que estes atos simples de prevenção visam a dar tranquilidade para que o adolescente e a criança possam brincar o Carnaval. Além de escolher uma fantasia que não torne vulgar ou deixe desprotegido estes jovens, os responsáveis devem ficar atentos também à classificação indicativa dos bailes e eventos de Carnaval.
- Os pais devem sempre ficar atentos, pois o olhar que eles têm do seu filho é de carinho e admiração, mas pode não ser o mesmo olhar de terceiros. É preciso tomar cuidado com esta exposição, pois nesta época os índices de abuso sexual têm um aumento considerável - destaca a gerente do Creas, lembrando que os telefones do Conselho Tutelar para denúncias nestes casos são o Disque 100 (ligação gratuita) e o 3360-9347.
Na campanha da próxima quinta-feira no Calçadão, a equipe do Creas atuará ao lado da Divisão de Educação para o Trânsito (DET) da Prefeitura de Resende. O DET estará no local promovendo a campanha "Carnaval é na Avenida!", uma ação educativa que contará com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Rodoviária Federal, que distribuirá folhetos informativos sobre a Lei Seca tanto para motoristas quanto para pedestres. A iniciativa terá ainda a participação da Secretaria Municipal de Saúde, que aproveitará a oportunidade para conscientizar a população sobre o trabalho de prevenção à Dengue.
Palavras chaves: CRIANÇAS E ADOLESCENTES