Assistência Social e Direitos Humanos

15/06/2012

Prefeitura promove aula inaugural do Projovem Urbano

Aulas acontecerão nas escolas municipais Lídia Pires e Maria Dulce Freire Chaves

Prefeitura promove aula inaugural do Projovem Urbano

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Na próxima segunda-feira, dia 18, às 19 horas, a Prefeitura de Resende promove na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) a aula inaugural do curso de formação inicial em administração oferecido pelo Projovem Urbano (Programa Nacional de Inclusão para Jovens).

O curso de administração oferece capacitação nas funções de arquivador, almoxarife, contínuo (office boy e office girl) e auxiliar administrativo, para jovens com idade entre 18 e 29 anos que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental.

Além da qualificação profissional, o estudante vai receber o aprendizado equivalente ao ensino fundamental e terá aulas de informática. O curso tem duração de 18 meses. Serão disponibilizados material didático e sala de acolhimento para os alunos com filhos na idade entre zero e oito anos.

Para a Secretária de Educação do Município, Rosaly Gonçalves, o curso é uma excelente oportunidade para facilitar a entrada dos jovens no mercado de trabalho.

- Resende está em pleno desenvolvimento econômico, estão surgindo novos postos de trabalho com a expansão das indústrias já existentes, a vinda da Nissan entre outras novas empresas que estão chegando. Todas essas empresas precisarão de mão-de-obra qualificada e por que não capacitar os jovens da cidade para ocupar essas vagas? Com formação em administração eles terão grandes chances de se empregarem nessas empresas - explica a secretária.

As matrículas para curso se encerram nesta sexta-feira, dia 15, às 22 horas. Ao todo estão sendo oferecidas 200 vagas. Até esta sexta-feira, foram realizadas 155 matrículas.

As aulas serão realizadas no período noturno na Escola Municipal Lídia Pires Magalhães (Itapuca) - foto - e na Escola Municipal Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi).

Para se inscrever basta o jovem ter entre 18 e 29 anos, saber ler e escrever, mas não ter concluído o ensino fundamental. O interessado deve levar, em uma das escolas onde acontecerão o curso, documentos originais de CPF, Carteira de Identidade, comprovante de residência e o histórico escolar (se tiver como comprovar escolaridade, caso contrário a escola irá regulamentar a vida escolar do jovem).

Criado pelo Ministério da Educação, ele objetiva a elevação da escolaridade, a qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias com exercício de cidadania, e, conseqüentemente, o ingresso do estudante no Ensino Médio.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO