14/06/2012

Prefeitura promove atividade contra a Violência à Pessoa Idosa

Objetivo é chamar atenção para os direitos dos idosos

Prefeitura promove atividade contra a Violência à Pessoa Idosa

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Para marcar o Dia Mundial de Sensibilização da Luta Contra a Violência à Pessoa Idosa, a Prefeitura de Resende promove nesta sexta-feira, dia 15, uma panfletagem no calçadão do bairro Campos Elíseos. A atividade será realizada a partir da 9 horas e terá a participação de equipes do CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), Coordenadoria de Políticas Públicas para Idosos e Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Resende.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Marly Ceccoline Cortona, o objetivo principal é chamar a atenção da população para os direitos da pessoa idosa. Para realizar esta conscientização as equipes percorrerão o comércio, abordarão funcionários, clientes e pedestres.

Serão distribuídos folders, cartilha e estatuto do idoso, que abordam temas como maus tratos, violência sexual, violência emocional ou psicológica, exploração material ou financeira, abandono, negligência e autonegligência. Os materiais informativos trazem também informações sobre a obrigação de prevenir ameaça ou a violação dos direitos do idoso e onde as pessoas podem buscar apoio.

- As equipes terão a missão de sensibilizar o maior número de pessoas, quanto ao dever de trabalhar a prevenção e como proceder nos casos de violência contra a pessoa idosa - ressalta a secretária.

Atualmente, 260 idosos estão cadastrados no CREAS que abriga as linhas de atendimento a este público. As denúncias chegam através dos telefones (24) 3360-9775/9516 (CREAS) ou por meio do Disque 100, serviço criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

O trabalho consiste em visitas domiciliares, acompanhamento de casos de idosos perdidos e acamados e acompanhamento da família.  Participam dos atendimentos profissionais como psicólogo, assistente social, agente social e um da área de Direito.

Palavras chaves: DIREITOS