26/10/2023

PREFEITURA PROMOVE AÇÃO DE COMBATE AO AVC NA FEIRA LIVRE DO PARQUE DAS ÁGUAS NESTE DOMINGO, DIA 29

Equipe do Hospital de Emergência oferecerá atendimentos como medição de pressão arterial e glicemia, orientação à população e distribuição de material didático

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no próximo domingo, dia 29, uma ação de combate ao Acidente Vascular Cerebral, na Feira Livre do Parque das Águas. Uma equipe do Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori estará das 9h às 13h, em um espaço montado no local.

A população que estiver na Feira Livre do Parque das Águas terá atendimentos de medição de pressão arterial e glicemia, orientações sobre os riscos e prevenção ao AVC, e também receberá material didático com informações importantes.

A ação do Hospital Municipal de Emergência será realizada em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao AVC, comemorada em 29 de outubro. A data foi estabelecida com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos e prevenção ao Acidente Vascular Cerebral.

-A campanha com a equipe do Hospital Municipal de Emergência será importante para mostrar à população sobre a importância da detecção precoce e o tratamento adequado para reduzir os impactos do AVC na qualidade de vida da pessoa. E a melhor forma de conscientizar mais pessoas é realizar a ação durante a Feira Livre do Parque das Águas, onde dezenas de moradores frequentam todos os domingos. Além de oferecer medição de pressão arterial e glicemia. É fundamental que a população saiba que tem como evitar o AVC, com uma adoção de estilo de vida mais saudável, com prática de atividades físicas, adoção de alimentação balanceada e com controle de fatores de risco como pressão alta e diabetes - disse o secretário de Saúde, Jayme Neto.

Vale destacar que o Hospital Municipal de Emergência atualmente é o hospital público de referência para o tratamento e diagnóstico de AVC em Resende. Em 2023, a Prefeitura entregou o primeiro Centro de Neurointensivismo do Sul Fluminense. A ala fica onde anteriormente funcionava o antigo Centro de Terapia Intensiva do Hospital Municipal de Emergência.

O centro é voltado para o tratamento de pacientes que foram acometidos por condições neurológicas comprometidas, principalmente Acidente Vascular Cerebral (AVC). As equipes trabalham com atendimentos direcionados a estes pacientes, e são capacitadas exclusivamente em protocolos de AVC Isquêmico Agudo.

Recrutando Heróis

Nesta sexta-feira, dia 27, a Prefeitura de Resende, por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde, realizará o projeto piloto de Educação em Saúde “Recrutando Heróis”, na Escola Municipal Abrahão Hermano Ribenboim.

A iniciativa é promovida pela World Stroke Organization (WSO) e busca implantar um programa de educação em saúde nas escolas para que as crianças saibam identificar os sintomas do AVC e os primeiros passos para salvar vidas dos familiares.

Cerca de 574 alunos, de turmas do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental da E.M. Abrahão Hermano Ribenboim, participarão do projeto, que será realizado pela equipe do Hospital Municipal de Emergência e os professores da unidade de ensino.

Palavras chaves: Dia Mundial De Prevenção Ao AVC; Feira Livre