Assistência Social e Direitos Humanos

22/02/2013

Prefeitura presta assistência às famílias vítimas da cheia do rio Pirapitinga

Moradores receberam kit com água mineral, material de limpeza e vale compras

Prefeitura presta assistência às famílias vítimas da cheia do rio Pirapitinga

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos vem prestando auxílio às quatro famílias moradoras da Fazenda São Januário, localizada na região da Fazenda da Barra, que tiveram suas casas atingidas pelas águas do rio Pirapitinga. O alagamento ocorreu após temporal que castigou a cidade, há cerca de duas semanas, durante o Carnaval. A enchente foi a segunda sofrida pelos moradores daquela localidade, neste ano. – a outra, segundo dados apresentados pela Defesa Civil, aconteceu no dia 10 de janeiro, quando chegou a afetar oito casas.

De acordo com o titular da pasta de Assistência Social, Alfredo de Oliveira, desde o registro da primeira ocorrência, em janeiro, que a Prefeitura vem atendendo as famílias vitimadas. Segundo informou, nos dois casos de enchente, a equipe do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Bairro Jardim Esperança visita as famílias, oferecendo o apoio necessário.

Na enchente de 8 de fevereiro a equipe do CRAS cadastrou quatro famílias atingidas pelas águas do rio Pirapitinga. Elas receberam, na ocasião, um kit contendo 32 copos de água mineral, material de limpeza e um vale compras no valor de R$ 72,00. De acordo com técnicos da Defesa Civil, que acompanharam as visitas, não houve prejuízo na estrutura das residências, não havendo, portanto, a necessidade de retirada das famílias do local.

Além da entrega do kit, o grupo de agentes do CRAS, formado por psicólogos e assistentes sociais, faz um trabalho contínuo de acompanhamento das vítimas, observando demandas como garantias de moradia, alimento, e emprego, além de creches para as crianças. Os agentes, ainda de acordo com Alfredo de Oliveira, também avaliam os casos de pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade social, incluindo-os na rede de programas de proteção social oferecida pelo Governo Federal e pela Prefeitura.

Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL