Superintendência de Licitações e Contratos

23/11/2018

PREFEITURA PREPARA TERRENO ONDE SERÁ CONSTRUÍDO HOSPITAL VETERINÁRIO

Unidade, que terá 281 metros quadrados, ficará localizada no bairro Morada da Colina

PREFEITURA PREPARA TERRENO ONDE SERÁ CONSTRUÍDO HOSPITAL VETERINÁRIO

Crédito: Arquivo PMR

A Prefeitura de Resende iniciou, semana passada, o serviço de limpeza do terreno onde será construído o Hospital Municipal Veterinário, localizado ao lado da sede da Fundação Confiar, no bairro Morada da Colina. A unidade, que contará com toda a infraestrutura necessária para atendimento aos animais, oferecerá serviços como consultas, cirurgias, exames e outros procedimentos, sem custos aos proprietários. A limpeza do terreno, que ainda será aterrado antes do início das obras, deve ser concluída na próxima semana.

A construção da unidade, segundo a Superintendência de Licitações, ficará a cargo da empresa Global Serviços Ltda, vencedora do processo licitatório, que tem um prazo de dez meses para executar as obras, orçadas em aproximadamente R$ 764.748,28. Conforme o projeto, elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, o hospital contará com dois consultórios, duas salas de anestesia, duas salas de cirurgia, sala de raio-X, laboratório de análises clínicas, sala de internação, sala de recepção e dois banheiros, além de área de apoio com copa, depósito, área de serviço e dois depósitos destinados ao lixo produzido no local.

De acordo com o prefeito Diogo Balieiro Diniz, a construção da unidade é uma antiga reivindicação da população, em especial dos proprietários de animais que não dispõem de recursos para custear serviços como consultas e cirurgias. Por isso, o projeto foi executado em tempo recorde para que a licitação fosse realizada e as obras pudessem começar ainda este ano.

- A construção do Hospital Municipal Veterinário vai eliminar algumas responsabilidades que hoje estão a cargo do Centro de Controle de Zoonoses, que muitas vezes fica sobrecarregado, realizando 100% dos serviços destinados aos animais. Com a nova unidade, toda a demanda por consultas, exames e cirurgias, entre outros procedimentos mais complexos, ficará a cargo do hospital. Já o CCZ ficará responsável por receber e tratar os animais abandonados, além de desenvolver as campanhas de saúde pública, como a vacinação antirrábica, por exemplo - disse o prefeito.

CCZ: recordes alcançados

Apesar da grande demanda de serviços sob sua responsabilidade, o CCZ alcançou, por dois meses consecutivos, números recordes de cirurgias de castração, beneficiando 235 animais em setembro e 292 em outubro. Além disso, a unidade também aplicou, este ano, 13.835 vacinas contra a raiva animal - 1.500 doses a mais do que o total alcançado no ano passado.

Palavras chaves: Hospital Veterinário