Comunicação Social e Eventos

11/02/2015

Prefeitura prepara estrutura para receber foliões no Carnaval

Governo do estado apoia quatro blocos de Resende

Prefeitura prepara estrutura para receber foliões no Carnaval

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Os foliões vão contar com uma estrutura especial nos bairros e regiões que terão programação em Resende. A Prefeitura disponibilizará palco, som, iluminação, banheiros químicos, segurança, entre outros serviços. Na Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha (Beira Rio), que receberá os blocos de embalo e o Bloco das Piranhas, será montada ainda praça de alimentação.

- Nosso objetivo é manter a estrutura necessária para que as famílias e os grupos de amigos possam curtir o carnaval na nossa cidade. Estamos distribuindo os serviços de acordo com as programações e todas as regiões serão atendidas - ressalta o superintendente de Eventos, Arnaldo José de Lima.

A Prefeitura também foi buscou parcerias com blocos carnavalescos, associação de moradores, comerciantes e comunidade em geral, para garantir o carnaval mesmo com poucos recursos.

Em Engenheiro Passos, por exemplo, as atrações serão patrocinadas por comerciantes, e o bloco local agitará os foliões. Na Bagagem, a Prefeitura disponibilizará alguns serviços, mas moradores e comerciantes também vão ajudar na organização da festa. No Paraíso, a associação de moradores conseguiu apoio para contratação de uma banda que vai agitar a programação daquela região.

Outro reforço no carnaval deste ano foi a subvenção concedida pelo Governo do Estado aos Blocos Crustáceos da Manguaça, Vai Quem Quer da Matinha, Bagaço da Bagagem e Chuveiro de Prata. No final do ano passado, logo que a Secretaria de Estado de Cultura lançou o edital, a Prefeitura atuou junto aos blocos na preparação de documentos para inscrições, projetos e planilhas de custos.

- Convocamos todas as agremiações e aquelas que compareceram dentro do prazo e apresentaram a documentação exigida pelo Estado conseguiram o apoio financeiro. Foi uma grande conquista porque os blocos já haviam tentado em anos anteriores, mas pela primeira vez conseguimos esse apoio - conta o superintendente de Eventos.

O valor aplicado em cada bloco foi decidido pelo Estado que determina os critérios da seleção. Os Blocos Crustáceos da Manguaça, Bagaço da Bagagem e Chuveiro de Prata conseguiram R$ 3 mil. Já o Bloco Vai Quem Quer da Matinha recebeu R$ 4 mil. Os recursos foram investidos pelas entidades na confecção de camisas, abadás e consertos de instrumentos.

Para os blocos que não conseguiram a subvenção estadual, a Prefeitura propôs uma grande festa popular. A Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha (Beira Rio) estará aberta para receber as agremiações que quiserem se apresentar, com a ideia de que a maioria dos participantes são amigos e familiares que aproveitam o carnaval para confraternizar. Os interessados podem procurar a Superintendência de Eventos, que funciona no Centro Administrativo da Prefeitura, no bairro Jardim Jalisco, até sexta-feira, dia 13.

Palavras chaves: CARNAVAL