Guarda Civil Municipal

Prefeitura solicitou mais ônibus para o Parque de Exposições

Prefeitura prepara esquema especial de transporte e trânsito para 48ª Exapicor

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

Para atender o público da 48ª Exapicor Família, a Guarda Municipal preparou um esquema especial de trânsito para atender os seis dias de festa. Um efetivo de 30 agentes por dia vai trabalhar nas principais vias da cidade e no entorno do Parque de Exposições, no bairro Morada da Colina, organizando o trânsito e orientando os motoristas para o local da festa.

O comandante da Guarda Municipal, Wilton Vieira de Jesus, explica que os guardas atuarão em pontos no trajeto do Centro ao Parque de Exposições, começando pela Avenida Saturnino Braga, no Resende Shopping, prosseguindo na Avenida Coronel Mendes (Manejo), na entrada da Avenida Juscelino Kubitschek (Itapuca) e General Affonseca (Alvorada), até a entrada do estacionamento da Exapicor (Morada da Colina), entre outros.

O trabalho será feito por guardas posicionados em pontos no trajeto para a Exapicor com viaturas e também por agentes nas motos. O cronograma montado pela corporação atende a programação da Exapicor (dia e noite), mas o esquema especial vai priorizar o horário noturno, a partir das 18 horas, quando aumenta o fluxo de veículos na cidade por conta dos shows.

O comandante destaca que os motoristas de outras cidades podem utilizar o Acesso Oeste, para entrar e sair de Resende pela Rodovia Presidente Dutra. “É uma opção para desafogar o trânsito no trajeto do Centro ao bairro Morada da Colina. Entrando pelo Acesso Oeste o motorista terá acesso à Estrada Resende-Riachuelo, onde poderá seguir direto para o Parque de Exposições”, ressalta o comandante da Guarda.

Para os dias da Exapicor, a Superintendência de Transporte e Trânsito da Prefeitura também solicitou um esquema especial à empresa responsável pelo transporte coletivo urbano. A partir das 20h30, desta quinta-feira (24), dia da abertura da festa, a maioria das linhas que saem dos bairros passarão pelo Parque de Exposições. Os coletivos também circularão até o término dos shows principais para garantir o retorno do público para casa de madrugada.

- A empresa vai operar com capacidade total para que os moradores possam ficar tranquilos para deixar seus veículos em casa e seguir até o Parque de Exposições utilizando os ônibus – informa o superintendente de Transporte e Trânsito, Alcides de Carli.

Outro serviço disponibilizado serão os táxis. Os veículos que estão devidamente cadastrados e vistoriados pela Prefeitura poderão operar na área do Parque de Exposições, sempre respeitando o esquema de fila única.

Exapicor – A festa para comemorar os 214 anos de Resende começa nesta quinta-feira, dia 24, e acontece até terça-feira, dia 29, quando é comemorado o aniversário da cidade. Este ano o evento está sendo realizado pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Resende (Aciar) e a entrada é franca. Foi montada uma estrutura para abrigar os setores de agropecuária, indústria, comércio, cultura, além de palcos um e dois para os shows principais e regionais. O público contará com praça de alimentação, amplo estacionamento privado, banheiros, arquibancadas e parque de diversão. A segurança dos visitantes e de todos os expositores da Exapicor será feita por segurança privada, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.

Na quinta-feira e sexta-feira (24 e 25), o Parque de Exposições abrirá às 19 horas. No sábado (26), às 14 horas, e no domingo (27), às 10 horas. Na segunda-feira (28), às 19 horas, e na terça-feira (29), às 10 horas.

Palavras chaves: TRANSPORTE E TRÂNSITO