° Minº Max

Assistência Social e Direitos Humanos

04/03/2013

Prefeitura prepara atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Violência contra a Mulher e atendimento prestado pelo NIAM serão temas dos encontros que acontecem em vários bairros

Prefeitura prepara atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, preparou um calendário de atividades especiais para o mês de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). As atividades serão iniciadas nesta segunda-feira (4), com palestras, a partir das 14h, nos bairros Paraíso, no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), e Toyota, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

- Nestas palestras abordaremos a violência contra a mulher, apresentaremos as atividades do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM) - foto -, mostraremos estatísticas de violência e falaremos sobre a Lei Maria da Penha - explica a responsável pela Coordenadoria da Mulher, Vani Vasconcelos.

Na terça-feira (5), a palestra acontece às 14h no CCI da Cidade Alegria; na quarta-feira (6), no mesmo horário, no CCI do Tobogã, na Vila Julieta; e na quinta-feira (7), no CRAS Lavapés, também às 14h. Já o bairro Surubi receberá palestras nos dias 13 e 14 de março, às 8h e às 14h respectivamente. Os eventos serão realizados na E.M. Surubi.

Ainda dentro da programação do Dia Internacional Mulher, na quinta-feira, dia 7, haverá também uma cerimônia que homenageará nomes de mulheres importantes da cidade. O evento será realizado no salão de festas do Instituto Ideais, localizado na Igreja Batista, na Avenida Nova Resende, às 19h30.

- São mulheres de notória relevância para nosso município, pelo apoio que dão às causas em defesa e valorização da mulher. Chegamos a alguns nomes depois de um levantamento das secretarias de Saúde, Educação, Relações Comunitárias e Cidadania, Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda e das coordenadorias da Igualdade Racial, Pessoa com Deficiência, Pessoa Idosa, de Política para Mulheres e de entidades governamentais, como Mulher Cristã em Ação e Região Pastoral de Resende - afirma Vani.

Já na sexta-feira (8), a partir das 9h, equipes do NIAM, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da Coordenadoria da Mulher farão divulgação dos serviços que prestam à sociedade e presentearão com um botão de rosas as pacientes do Hospital de Emergência, APMIR e Santa Casa. A partir das 11h, as equipes participarão de um almoço especial no refeitório da Prefeitura de Resende, que contará com música e distribuição de flores.

Na tarde do dia 8, o grupo estará no Calçadão de Campos Elíseos, a partir das 16h. A atividade contará com dois telões em que serão exibidos vídeos da campanha nacional Quem Ama Abraça, que visa estimular o debate sobre a questão da violência contra as mulheres.

- Teremos também um painel onde estimularemos as mulheres que passarem por lá a escreverem mensagens com tinta grafite, e quem participar ganhará um botão de rosa. Será uma atividade bem dinâmica e as mulheres de Resende estão convidadas a participar - convida Vani. Na mesma ação, integrantes do NIAM, da Coordenadoria da Mulher e do Conselho Municipal falarão sobre suas atribuições à população.

Palavras chaves: MULHER