02/09/2009

Prefeitura pede e Estado libera mais recursos para Resende

Verbas serão usadas em novas obras de infra-estrutura

Prefeitura pede e Estado libera mais recursos para Resende

Crédito: Márcio Fabbian- ACOM/PMR

Em reunião realizada esta semana no Rio de Janeiro com a coordenação do PADEM (Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios), o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança, engenheiro Rubens Almada, foi informado de que o Governo do Estado acaba de aprovar mais R$ 3, 2 milhões para investimentos na cidade. O PADEM é uma programa estadual que libera recursos destinados à obras e serviços de infra-estrutura nos municípios fluminenses. Com isso, o volume de recursos aprovados pela administração do governador Sérgio Cabral (PMDB) para Resende em menos de um mês chega a R$ 7, 5 milhões. Almada foi recebido no Rio pelo coordenador do PADEM Sérgio Costenplate. Na semana passada, a Prefeitura havia divulgado a liberação de R$ 4,5 milhões, os quais vão ser utilizados em obras de pavimentação de ruas do bairro Campo Belo, na região da Fazenda da Barra. Os outros R$ 3,2 milhões aprovados agora através do PADEM se destinarão à realização de melhorias no acesso de Resende pela Avenida Dorival Marcondes Godoy, no Bairro Comercial. Entre as ações previstas estão a duplicações do viaduto sobre a linha férrea e da ponte sobre o Rio Alambari. Segundo o planejamento da Prefeitura, o processo de licitação que escolherá a empresa responsável pelos trabalhos será realizado em outubro. A previsão é de que as obras comecem em dezembro e fiquem prontas até outubro do próximo ano. Quanto ao asfaltamento das ruas do Campo Belo, os trabalhos também deverão começar ainda este ano. O prefeito José Rechuan (DEM) destaca a liberação de mais recursos estaduais para Resende “como um demonstrativo inequívoco de maturidade entre os governos municipal e estadual na busca de melhorias voltadas ao bem-estar da população da cidade”. Segundo ele, “a quantidade significativa de ações realizadas este ano através de parcerias entre as duas administrações prova o comprometimento da Prefeitura e do Estado em trabalhar de mãos dadas, independente de divergências partidárias ou políticas”. - Acabamos de completar oito meses de governo e, durante este curto período, já recebemos em nosso município o governador e diversos secretários estaduais. Isso deixa bem clara a determinação do governo do Estado em apoiar a nossa administração na realização de obras e serviços que assegurem condições de uma vida melhor aos moradores de Resende. Os recursos para obras e serviços públicos vêm dos impostos pagos pelo contribuinte, motivo pelo qual nada mais correto do que aplicar os recursos provenientes dos impostos em realizações pelo bem-estar do nosso povo – disse Rechuan, acrescentando que recentemente, atendendo a um outro pedido da Prefeitura, o Estado asfaltou ruas na Baixada da Olaria (foto). Para Rechuan, as obras previstas para a Avenida Dorival Marcondes Godoy, onde se localiza o batalhão da Guarda Municipal, farão parte também das ações planejadas pela Prefeitura com o objetivo de preparar a cidade para o crescimento do número de veículos nos próximos anos. Segundo ele, “o aumento do número de carros, caminhões e ônibus na cidade já pode ser percebido facilmente, daí a determinação da Prefeitura em desenvolver ações visando melhorar as condições para o fluxo de veículos no Município, priorizando obras e serviços que garantam a segurança de motoristas e pedestres”.
Palavras chaves: MELHORIAS