11/08/2011

Prefeitura orienta motoristas e pedestres no calçadão

Agentes do Município vão reforçar importância do respeito às regras de trânsito

Prefeitura orienta motoristas e pedestres no calçadão

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Por meio da DET (Divisão de Educação para o Trânsito), a Prefeitura promove, nesta sexta-feira, 12 de agosto, mais uma campanha educativa no trânsito, em comemoração ao Dia dos Pais (dia 14). A ação será realizada no calçadão da Avenida Albino de Almeida (Campos Elíseos), onde agentes da DET distribuirão folhetos informativos aos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Os trabalhos, previstos para começar às 15 horas, irão até às 17 horas.

De acordo com a coordenadora do setor, Maria Alzira de Oliveira Lamin, a campanha tem como objetivo conscientizar as pessoas quanto à necessidade de se respeitar as regras determinadas pelo Código de Trânsito Brasileiro, entre elas o uso do cinto de segurança, a utilização de cadeirinhas para crianças no banco traseiro, e o respeito aos limites de velocidade.

Na previsão da coordenadora, a perspectiva é a de que pelo menos 800 pessoas sejam orientadas durante a campanha.

- Este índice foi baseado em trabalhos anteriores e, com isso, a nossa proposta é a de que possamos manter tal média ou até mesmo superá-la – salientou Maria Alzira, acrescentando que nove agentes participarão das atividades nesta sexta-feira.

Ao longo do ano, a Prefeitura já realizou diversas campanhas educativas no trânsito, em variados pontos da cidade, todos com a proposta de orientar o cidadão. Entre fevereiro e os dez primeiros dias de agosto, foram 14 ações promovidas com o objetivo de diminuir os riscos de acidentes no sistema viário da cidade.

Maria Alzira explicou ainda que a DET vem desenvolvendo quatro projetos na atual gestão, todos voltados para um trânsito com mais segurança e qualidade.

São eles: Trânsito Educado (campanhas nas ruas, como a do Dia dos Pais), Educatrânsito (palestras em escolas e creches das redes municipal, estadual e particular); Trânsito em Ação (atividades e eventos como a Semana Nacional do Trânsito); e Parceiros pela Vida (palestras e oficinas de capacitação para alunos e professores).

Através do Projeto Educatrânsito, por exemplo, a Prefeitura só neste ano, promoveu palestras em mais de 20 escolas das zonas urbana e rural, entre elas Getúlio Vargas (Cidade Alegria), Chico Mendes (Acampamento Terra Livre) e Salesiano (Jardim Jalisco), beneficiando milhares de estudantes.

A coordenadora Maria Alzira Lamin anunciou mais duas ações do setor para este mês: uma palestra no Colégio Estadual Doutor João Maia (Centro), que acontecerá no dia 23; e uma oficina pedagógica para professores, no salão de reuniões da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda.

Esta atividade será realizada em parceria com a concessionária CCR Nova Dutra.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO