12/09/2013

Prefeitura oferece serviço de terapia comunitária

Objetivo é promover rodas para partilhar experiências de vida

Prefeitura oferece serviço de terapia comunitária

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Secretaria municipal de Saúde, está implantando no Programa de Saúde Mental o serviço de Terapia Comunitária, que é uma técnica de trabalho com grupos para prevenção e promoção da saúde, com o objetivo melhorar as relações sociais dentro da comunidade.

Segundo a superintendente de Saúde Mental, Ângela Monteiro, os profissionais do programa receberam capacitação para atuarem dentro do serviço, que faz parte da política de práticas integrativas e complementares do Ministério da Saúde. A capacitação foi realizada pelo Instituto Noos, credenciado pelo Ministério, e pela Associação Brasileira de Terapia Comunitária (Abratec).

- A partir dessa capacitação, os profissionais estão aptos a realizarem rodas de terapia com grupos da comunidade que tenham interesse em partilhar experiências de vida e sabedoria. Nessas rodas, o grupo vota o tema a ser abordado, que pode ser o mais variado, desde problemas no casamento ou problemas financeiros. A partir daí, cada um vai partilhando sua experiência, que pode servir para quem passou por problemas semelhantes, resgatando assim sua identidade e autoestima - explicou Ângela, frisando que os participantes se comprometem a não dar conselho, a ficar em silêncio enquanto os outros falam, e a não julgar o outro.

A Superintendente explicou que os grupos podem ser formados de acordo com o interesse das próprias comunidades. Para isso, é necessário entrar em contato com um dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e agendar uma roda com o terapeuta da unidade. Cada grupo tem que ter um mínimo de cinco participantes e não tem limite no número de participantes e as reuniões podem acontecer no CAPS ou em outro local indicado pelos interessados.

- Nosso alvo é a comunidade. Acreditamos que esse acolhimento pode evitar que o sofrimento da pessoa venha a se tornar um caso médico. Além disso, a terapia também pode ser utilizada como recurso de acolhimento dentro do próprio CAPS, servindo como acolhimento para aquelas pessoas que não necessitam de atendimento médico, mas de apoio, o que será obtido dentro do grupo com a intermediação do terapeuta - disse ela, explicando que já foram realizadas rodas com a equipe do programa, para que os profissionais pudessem conhecer a metodologia, que leva em conta conceitos da antropologia cultural e pedagógica, e com um grupo da ONG Quilombo Promotor da Paz.

Algumas rodas de terapia já estão em andamento. Os interessados podem comparecer sem inscrição prévia nos seguintes locais:

Centro de Convivência dos Idosos Cidade Alegria (rua das Samambaias, em frente ao nº 264) - quartas feiras, às 9h

Posto Nova Alegria - quintas feiras, às 15h

Parque Tobogã - sextas feiras, às 15h

CAPSi (rua Pandiá Calógeras) - quartas feiras, às 10:30

A Terapia Comunitária pode ser agendada por grupos, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, nas seguintes unidades:

- CAPS Casa Aberta - Avenida General Affonseca, nº 1.723, Vila Julieta - Telefone 3359-4893

- CAPSad - Rua Madre Angélica, nº 28, Jardim Brasília - Telefone 3360-5410

- CAPSi - Rua Pandiá Calógeras, nº 205, Jardim Jalisco - Telefone 3360-5520