29/05/2012

Prefeitura oferece cirurgias reparadoras para mulheres no Ambulatório Zilda Arns

Unidade conta ainda com atendimentos especializados em ginecologia e ultrassonografia

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, via Ambulatório Especializado da Mulher Zilda Arns, está oferecendo às mulheres cirurgias plásticas reparadoras, de mama e de abdômen. As consultas acontecem todas as terças-feiras, a partir das 11 horas, através de encaminhamento médico, e as cirurgias são realizadas no Hospital de Emergência.

A primeira operação reparadora aconteceu na última semana, e outras, 20 estão sendo agendadas. As cirurgias são feitas pelo médico cirurgião Sérgio de Oliveira Paiva e indicadas em casos de câncer de mama ou redução dos seios, enquanto que mulheres com obesidade mórbida são encaminhadas para as cirurgias de abdomen, por exemplo.

Localizada na Rua Pintor Nunes de Paula, próximo ao terminal rodoviário dos ônibus intermunicipais, no Centro, o Ambulatório Zilda Arns conta com seis consultórios médicos, três salas (duas para exames de ultrassonografia e uma destinada ao serviço de fisioterapia) e uma Área de Acolhimento, entre outras dependências. O ambulatório abriga atendimentos especializados na área de ginecologia, obstetrícia (pré-natal) de alto risco e mastologia.

CDI - Ainda para as mulheres, o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) está realizando exames de mamografia, de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas, e também aos sábados, das 08 horas ao meio-dia. Os exames são realizados através de encaminhamento médico. De acordo com o secretário de Saúde, Daniel Brito, a mamografia é um procedimento fundamental na prevenção do câncer de mama, por detectar nódulos nos seios que são imperceptíveis com o exame de toque e que deve ser feito por todas as mulheres, a partir dos 40 anos, pelo menos uma vez por ano.

A coordenadora do CDI, Aline Barbosa, destaca que o centro oferece exames como, por exemplo, eletroencefalograma, mamografia e ultrasson, e que realiza, em média 1.500 atendimentos por mês.

- A partir do mês de junho, o serviço de ultrasson passará a ser feito também aos sábados, das 08 horas ao meio-dia, para facilitar o atendimento de quem não pode vir durante a semana. Mas quero reforçar o pedido para que ao agendar o exame não deixe de comparecer ou avisar desmarcando, pois tira a vaga de quem está aguardando - comenta a coordenadora.

O Centro de Diagnóstico por Imagem fica localizado em uma área anexa ao Hospital de Emergência. Para os Pacientes atendidos pelo Programa Saúde da Família, os pedidos dos exames são deixados nas próprias unidades, que faz a marcação junto ao CDI e encaminha o paciente.  Já os moradores de áreas que não são de abrangência de PSF devem marcar o exame diretamente no CDI. Quando há necessidade de encaminhamento para uma das clínicas conveniadas, o CDI informa ao paciente em qual unidade ele deverá marcar seu exame, com a mesma agilidade oferecida pelo centro. Outras informações poderão ser obtidas pelos telefones (24) 3360-5499/3360-5460.

Palavras chaves: SAÚDE