Assistência Social e Direitos Humanos

24/07/2013

Prefeitura oferece capacitação para empregadas domésticas

Depois de formadas, participantes serão indicadas às vagas do cadastro do Sine

Prefeitura oferece capacitação para empregadas domésticas

Crédito: Divulgação - SMTR/PMR

Empregadas domésticas do município estão recebendo qualificação para o trabalho desempenhado na função, ampliando assim as oportunidades para quem busca uma vaga no mercado de trabalho. Nesta semana, teve início o Curso de Capacitação e Qualificação de Serviços Domésticos, ministrado gratuitamente pela Geoflora Assessoria, Consultoria, Projetos e Educação Ambiental.

O curso é uma iniciativa da Prefeitura de Resende, através da Superintendência de Economia Criativa, vinculada à Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, e com apoio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. A capacitação tem como parceiros a Remon Resende Montadora - empresa do Consórcio Modular Resende da MAN Latin America - e a Casa da Amizade.

São 30 profissionais inscritas no curso que tem carga horária de 20 horas. Todos os participantes receberão certificado de conclusão, emitido pela Geoflora, com formatura nesta sexta-feira. Ao longo da semana as domésticas receberão dicas de etiqueta profissional, administração do tempo e conservação da limpeza dos imóveis onde atuam; palestra de autoestima, informações sobre legislação em discussão sobre a Lei das Domésticas, dentre outras atividades pertinentes à função. Segundo a Superintendência de Economia Criativa, devido à demanda regional, todas as concluintes serão indicadas às vagas de emprego de domésticas do balcão do Sistema Nacional de Emprego de Resende (SINE).

O curso é ministrado pela coordenadora da Geoflora, Andrea Souza Calves e Souza, assistente social com pós-graduação em Projetos Sociais, Políticas Sociais e Família. O curso será realizado até sexta-feira, sempre entre 13h30 e 17 horas, no salão de eventos da Casa da Amizade, situado à Rua Paul Harris, nº 106, no Centro.

A abertura da atividade contou com as presenças dos secretários de Trabalho e Renda, Kiko Besouchet; de Assistência Social e Direitos Humanos, Alfredo de Oliveira; da superintendente de Economia Criativa, Marly Ceccoline Cortona e da presidente da Casa da Amizade, Veliade Medeiros e a coordenadora Terezinha Teixeira.

O tema do primeiro dia do curso, nesta segunda-feira, dia 22, foi "Etiqueta Profissional", com orientações sobre o atendimento ao telefone, postura no ambiente de trabalho, vestuário adequado, dentre outras dicas.

- Existem muitas distorções praticadas por algumas domésticas, como adotar em ambiente profissional o estilo que gosta na vida pessoal. É fundamental evitar perfumes fortes, maquiagem excessiva, roupas inconvenientes e também ter limites ao utilizar, por exemplo, o telefone dos patrões. Serão 20 horas de capacitação e ao final, todos receberão certificado - informa a coordenadora da Geoflora, Andrea Souza.

Na terça-feira, a atividade desenvolvida será "Administração do Tempo e Conservação da Limpeza". A programação do curso segue nesta quarta-feira, com a palestra de autoestima de Wanda Siqueira e as instruções da Geoflora sobre "Organização de Armários e Como utilizar Eletrodomésticos".

O tema de quinta-feira será "Legislação - Direitos e Deveres" junto ao primeiro módulo de "Alimentação - dicas de culinária, cardápio, organização de mesa, lavagem e passagem de roupas" - que se estenderá até sexta-feira, dividindo a programação antes da cerimônia de entrega de certificados aos concluintes.

Segundo a superintendente Marly Ceccoline, a capacitação terá extensão com uma visita orientada das formandas até a Casa Bombril, em São Paulo. O passeio permitirá que as domésticas tenham uma aula prática sobre limpeza. A data ainda será definida.

Para o secretário Kiko Besouchet a capacitação das profissionais é fundamental para a demanda de vagas na região. "A especialização será o diferencial dessas profissionais na apresentação de seu currículo. O SINE já sinaliza com vagas requerendo domésticas e nosso esforço é capacitar mão de obra para suprir a demanda do mercado de trabalho. É uma oportunidade gratuita com apoio da iniciativa privada", frisa Besouchet, lembrando que as alunas inscritas foram cadastradas a partir da convocação realizada em junho pela Superintendência de Economia Criativa.

Acompanhando o curso, o secretário de Relações Comunitárias e Cidadania, Ubiratan de Oliveira, aprova a iniciativa. "Mais orientação a essas profissionais é fundamental, ainda mais neste momento de transição de legislação e discussão do empreendedorismo", finaliza.

Palavras chaves: QUALIFICAÇÃO