16/11/2009

Prefeitura oferece apoio a catadores de galpão destruído por incêndio

Área atingida pelo fogo será reconstruída

Prefeitura oferece apoio a catadores de galpão destruído por incêndio

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende aguarda o laudo da perícia da Polícia Civil sobre as causas do incêndio que destruiu na tarde deste domingo o galpão da Cooperativa de Coleta Seletiva Recicla Resende, localizado próximo ao Parque de Exposições, na região da Morada da Colina. Nesta segunda-feira, dia 16, o presidente da AMAR (Agência de Meio Ambiente do Município), Paulo José Fontanezzi, retornou ao local para acompanhar o trabalho de limpeza da área atingida pelo fogo – na tarde de ontem, domingo, Fontanezzi já tinha estado no galpão. Levantamentos preliminares indicam que o incêndio causou um prejuízo de aproximadamente R$ 80 mil ao projeto. - Ainda não temos a extensão total dos prejuízos, mas a Prefeitura de Resende está oferecendo total apoio aos funcionários da cooperativa visando suprir suas necessidades e promover a limpeza do local para que as atividades sejam retomadas o mais rápido possível – disse Fontanezzi. O incêndio começou por volta de 12h45m de domingo e destruiu toda a área de armazenamento de materiais recicláveis, que são altamente inflamáveis, entre eles papelão e garrafas pet. As primeiras avaliações constataram que o fogo atingiu quatro prensas de compactação e dois caminhões utilizados na coleta do lixo. Fontanezzi garantiu, porém, que tanto as prensas como os veículos vão ser recuperados. De acordo ainda com o presidente da AMAR, a coleta de materiais recicláveis será armazenada provisoriamente em um outro galpão do Parque de Exposições até a reconstrução do galpão do projeto. A Cooperativa de Coleta Seletiva Recicla Resende possui 35 funcionários. Por mês são recolhidas cerca de 20 toneladas de lixo reciclável. Os bairros atendidos atualmente pelo serviço de coleta seletiva são Vila Julieta, Alvorada, Morada da Colina e nos distritos da Serrinha, Capelinha e Visconde de Mauá, todos na área rural. O projeto de coleta seletiva foi retomado este ano pela administração do prefeito José Rechuan (DEM) visando garantir uma fonte de geração de recursos para trabalhadores de baixa renda e colaborar com a preservação do meio ambiente. No final da manhã de hoje, funcionários da Prefeitura, com o auxílio de uma máquina retroescavadeira, trabalharam na retirada de parte do material destruída pelo incêndio. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Município, Marco Resende, este trabalho de escavar o local é importante no sentido de eliminar qualquer foco que possa provocar um novo incêndio. AUXILIO AOS COOPERADOS – A Prefeitura de Resende, por meio da secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Solidariedade, dará toda a assistência necessária aos funcionários da Cooperativa de Coleta Seletiva Recicla Resende. De acordo com a titular da pasta, Marly Ceccoline Cortona, a Secretaria vai cadastrar os cooperados para que eles possam receber cestas básicas e “todo e qualquer outro tipo de apoio possível”.
Palavras chaves: MEIO AMBIENTE