Assistência Social e Direitos Humanos

Inscrições vão até o próximo dia 18 de maio

Prefeitura oferece 130 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos no Senai

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

Estão abertas até o próximo dia 18, sexta-feira, as inscrições para três cursos profissionalizantes gratuitos que serão realizados no SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), através do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Os cursos, que juntos oferecem 130 vagas, estão sendo realizados em Resende graças a uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, com o Ministério do Desenvolvimento Social.

- Os cursos são direcionados para pessoas com idade entre 16 e 59 anos, inscritas no Cadastro Único da Assistência Social (CadÚnico) - destaca a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Marly Ceccoline Cortona, lembrando que as inscrições devem ser feitas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

De acordo com a programação, são 40 vagas para o curso de Polidor Automotivo, com duração de 18 horas, com turmas de manhã e à tarde e aulas a partir de 18 de julho. Já o curso de Mecânico de Manutenção de Transmissão Manual, também com 40 vagas, terá carga horária de 220 horas e turmas no período da tarde (com aulas começando dia 1º de agosto) e noite (início dia 10 de setembro). O maior número de vagas, 50, está sendo oferecido para o curso de Auxiliar Administrativo, que terá duração de 160 horas. Nesse caso, as aulas acontecerão apenas no período da tarde, mas com duas turmas: a primeira começa suas atividades dia 1º de agosto, e a segunda no dia 5 de setembro.

- Resende está vivendo um período de crescimento econômico, com a chegada de grandes empresas, e por isso os trabalhadores precisam se capacitar para não perder as novas oportunidades que o mercado tem a oferecer. Com a realização desses cursos, a administração municipal dá a sua contribuição neste processo - frisa a secretária Marly Ceccoline.

Segundo ela, as inscrições podem ser feitas, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Lavapés (3360-9887 e 3360-9550); Jardim Esperança (3354-4676); Toyota (3360-5098) ou Itapuca (3381-6174).

FORMAÇÃO - Além dos cursos que estão sendo oferecidos agora, a Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, já formou 93 alunos em cursos de Práticas de Almoxarifado, Serviços Administrativos, Técnicas de Cozinheiro, Costureiro, Técnicas Básicas de Cabeleireiro, Design de Sobrancelhas e Maquiagem Básica, Manicure e Pedicure. Os cursos foram realizados no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e beneficiaram pessoas que se inscreveram durante o projeto Sábado Saudável, desenvolvido pela Prefeitura no ano passado.

Palavras chaves: CAPACITAÇÃO