07/08/2009

Prefeitura notifica empresa a fazer reparos em ruas de Resende

Águas das Agulhas Negras é notificada também a retirar esgoto de canal

Prefeitura notifica empresa a fazer reparos em ruas de Resende

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da SANEAR (Agência de Saneamento Básico do Município de Resende), órgão fiscalizador dos serviços de água e esgoto, notificou a Águas das Agulhas Negras pelo fato de a empresa não ter realizado o recapeamento asfáltico em quatro vias da área urbana, após a execução de reparos no sistema de água potável da cidade. A empresa também foi notificada pela SANEAR para que retire o esgoto do canal central da Cidade Alegria, conduzindo-o diretamente à Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Baixada da Olaria.

Segundo o presidente da SANEAR, Luiz Cláudio Siqueira Chaves, o contrato de concessão estabelece que, quando a Águas das Agulhas Negras danifica a pavimentação ou o calçamento para realizar serviços de reparos ou manutenção nas redes de água e de esgoto, o conserto deve ser feito imediatamente após a conclusão do trabalho. Desta vez, a concessionária foi notificada para fazer reparos nas ruas Isaac David Halpen e Gulhot Rodrigues (ambas no bairro Comercial); Haroldo Viana Rodrigues (Morada do Castelo) e Eduardo Cotrim (Lavapés).

Em todas estas vias, ela teria cinco dias para a recuperar o piso das ruas. Nas duas vias do Bairro Comercial, os consertos ocorreram dentro do prazo estipulado pela SANEAR. Quanto aos reparos nas Ruas Haroldo Viana Rodrigues e Eduardo Cotrim, a concessionária pediu mais um e cinco dias, respectivamente. No caso da Haroldo Viana Rodrigues, os reparos seriam concluídos hoje, sexta-feira. Já os reparos na Eduardo Cotrim, pelo novo prazo, terminarão na quinta-feira da próxima semana, dia 13 de agosto.

- A empresa tem que deixar o local do jeito que encontrou. Ela não pode simplesmente ir aos locais onde houver problemas no sistema de água ou de esgoto, quebrar o piso das vias públicas e depois largar tudo de lado, como se não tivesse a responsabilidade de corrigir os estragos - ressaltou Luiz Cláudio, lembrando que, por determinação do prefeito José Rechuan (DEM), a SANEAR vem intensificando, desde o começo do ano, a cobrança pela eficiência no serviço prestado ao cidadão.

No caso da determinação para retirar o esgoto que vem caindo no canal central da Cidade Alegria, o diretor de qualidade da SANEAR, Eduardo Chimarelli, disse que o problema “foi ocasionado por um reparo mal feito pela concessionária na rede de esgoto”. Ele considerou inconcebível o problema, visto que o esgoto deveria ter sido lançado na Estação de Tratamento da Baixada da Olaria.  A Águas das Agulhas Negras terá dez dias, a contar desta sexta-feira (07 de agosto), para fazer o lançamento do esgoto na ETE.

A SANEAR declara que a população também pode auxiliá-la no trabalho de fiscalização do sistema de água e esgoto em Resende, “informando a ocorrência de problemas no serviço diretamente à agência”. Os telefones da SANEAR à disposição dos moradores da cidade são os seguintes: 3381-0761 e 3359-2936. A partir do recebimento das reclamações, as providências serão imediatamente determinadas à empresa concessionária.

Palavras chaves: ÁGUA E ESGOTO