18/07/2011

Prefeitura multa concessionária do sistema de água potável

Só nos primeiros seis meses deste ano, Município já emitiu 300 notificações contra a empresa

Prefeitura multa concessionária do sistema de água potável

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, através da SANEAR (Agência de Saneamento do Município de Resende), aplicou, no dia 29 de junho, uma multa no valor de R$ 4.284,00 à concessionária Águas das Agulhas Negras, que é responsável pela operação e manutenção do sistema de água e esgoto da cidade (foto). A aplicação desta multa se deve ao fato de a concessionária não ter cumprido as notificações da agência para consertar o trecho da Rua Eduardo Cotrim, cujo piso foi danificado pela empresa durante a realização de reparos na rede de água potável. O trecho danificado se localiza próximo à Santa Casa. De acordo com o presidente da SANEAR, Luís Cláudio Siqueira Chaves, a concessionária realizou uma intervenção para substituir a rede existente no local, mas ao concluir o trabalho, ela não fez os reparos necessários. Luís Cláudio disse também que a concessionária apresentou uma defesa contestando a multa, mas a cobrança será mantida pela agência. A SANEAR vem fiscalizando todos os atos da concessionária Águas das Agulhas Negras, no que se refere aos investimentos, e também à prestação do serviço aos moradores de Resende, exigindo ainda da empresa os reparos necessários em caso de danos causados ao Município. No ano passado a concessionária recebeu cerca de 280 notificações da SANEAR. Já nos primeiros seis meses deste ano foram emitidas 300 notificações. Para a fiscalização dos serviços prestados pela Águas das Agulhas Negras, a SANEAR conta com 12 funcionários, sendo seis fiscais, que atuam diariamente visando encontrar soluções aos problemas detectados, entre elas as questões encaminhadas pela população. - Os moradores têm buscado a SANEAR para intermediar os casos contra a concessionária Águas das Agulhas Negras, seja na situação de contas altas, problemas na leitura do consumo, vazamento de esgoto e reparos em calçadas e na pavimentação asfáltica - ressalta o presidente da agência. A população pode entrar em contato com a SANEAR, através do telefone da Ouvidoria da Prefeitura de Resende (0800-8890808) ou diretamente em sua sede, que fica na Estrada Resende-Riachuelo, s/nº, bairro Morada da Colina, próximo ao Parque de Exposições, de segunda a sexta-feira, entre 08 e 17 horas. - É importante que o morador exija o número do protocolo de atendimento da Águas das Agulhas Negras, caso o problema já tenha sido apresentado à concessionária, e não tenha sido resolvido no tempo inicialmente combinado. Ocorrendo esta situação, o contribuinte pode, e deve entrar em contato com SANEAR para buscar a solução do problema – finaliza Luis Cláudio.
Palavras chaves: PUNIÇÃO