15/06/2011

Serviços atendem regiões da Boca do Leão, de Vargem Grande e da Fumaça

Prefeitura mobiliza 30 operários para a recuperação de estradas rurais

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Mais quatro regiões do Município estão sendo atendidas pelo Programa de Recuperação e Manutenção das Estradas Rurais, cuja coordenação é da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária. São elas: Vargem Grande, Boca do Leão, Fumaça e divisa de Resende com a cidade paulista de Arapeí.

A Prefeitura mobilizou desta vez cerca de 30 operários, que realizam os serviços de capina, roçada, ensaibramento, retirada de entulho e corte de água (abertura de caminho para o escoamento da água da chuva).

O titular da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Município, engenheiro Miguel Dias, explica que, durante a atual etapa de execução dos serviços, mais de 200 dos cerca de 700 quilômetros de estradas rurais em Resende já foram contemplados pelos serviços. A expectativa do secretário é de que até dezembro todas as vias que fazem a ligação da área urbana com a Zona Rural recebam os serviços de recuperação.

Atualmente, estão sendo beneficiadas as vias Fumaça-Falcão; Resende-Arapeí (trecho conhecido como Barreirinho de Baixo); Bonsucesso (Capelinha-Vargem Grande); Boca do Leão; e Morro Grande, que dá acesso ao município mineiro de Passa Vinte aos motoristas provenientes da região da Fumaça.

Em breve, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária iniciará a recuperação em trechos de estradas rurais na região da Vargem Grande conhecida como Boca do Rego, onde a Prefeitura construiu e inaugurou no ano passado uma nova ponte sobre o Rio Piratininga.

Os operários trabalham com o apoio de quatro máquinas motoniveladoras, um trator de esteira, uma máquina pá carregadeira, três máquinas retroescavadeiras e oito caminhões. Miguel Dias informou que após a realização dos serviços de recuperação, os trechos beneficiados passarão por um trabalho de manutenção permanente.

- As equipes estão divididas nos trechos considerados mais críticos. Por determinação do prefeito José Rechuan (DEM), estamos intensificando este trabalho nas estradas rurais durante o período da estiagem – disse o secretário de Agricultura e Pecuária, reafirmando que a recuperação das estradas rurais tem como objetivos assegurar as condições de escoamento da produção agropecuária, a circulação do sistema de transporte coletivo e escolar e o deslocamento dos moradores para a área urbana.

Palavras chaves: ATENÇÃO AO HOMEM DO CAMPO