Fazenda

23/01/2015

Prefeitura limpa cerca de 180 terrenos baldios em fiscalização na Grande Alegria e ação continua no fim de semana com mutirão

Ação continua neste fim de semana, com grande mutirão

Crédito: Jorge Trindade/ACOM

Sob autorização judicial (veja no link: http://www.resende.rj.gov.br/images/AcaoCivilPublicaCombateaDengue.pdf), a Prefeitura iniciou, ontem, a fiscalização, limpeza e roçada de terrenos baldios na Região da Grande Alegria, numa das ações de combate à dengue. Só neste primeiro dia de trabalho, cerca de 180 áreas foram vistoriadas, de onde se retirou 58 caminhões de entulho, além de 15 caminhonetes também lotadas de lixo, segundo números divulgados pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos. A Prefeitura também emitiu multa aos proprietários, e a limpeza será cobrada através da dívida ativa do município. Nesta manhã, os trabalhos foram reiniciados e terão continuidade no fim de semana, entre 8 e 17 horas.
Oito equipes da Secretaria, reunindo cerca de 130 homens, percorreram os bairros Vila Santa Isabel, Elite, Morada da Felicidade, Nova Alegria, Jardim Beira Rio e Boa Vista I. Entre os materiais recolhidos estão garrafas pets, pneus, lonas, latas, baldes, bolsas plásticas e até móveis. Hoje, a ação acontece no Boa Vista II, Morada do Contorno, Itapuca, Baixada da Olaria, Alegria e Morada das Agulhas.

Grande Mutirão

Além desta ação de limpeza e roçada de terrenos abandonados, a Prefeitura promove, neste fim de semana, um grande mutirão na Grande Alegria. A ação terá apoio de Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Cruz Vermelha, e de diversos setores da Prefeitura, reunindo cerca de 400 pessoas. “Será muito importante contar com o apoio da população. Temos que unir forças neste momento porque a situação é delicada e, portanto, a colaboração de cada um é fundamental”, disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito.
Tanto no sábado quanto no domingo, caminhões da Prefeitura passarão pelos bairros da Grande Alegria, recolhendo material que possa reter água, como latas e garrafas, por servirem como criadouro do mosquito transmissor da dengue. “Por isso, é importante que todo este material seja colocado nas calçadas, para facilitar o trabalho de nossas equipes”, salientou o secretário. Durante o grande mutirão, um carro pulverizador de combate à dengue percorrerá as ruas da Grande Alegria. Por isso, a Secretaria de Saúde faz as seguintes recomendações aos moradores: abram as portas e janelas de suas casas; guardem os alimentos; retirem animais domésticos e vasilhames com comida e água, para evitar contato com o produto.

Palavras chaves: Dengue