Assistência Social e Direitos Humanos

Temas como Álcool, Crack, Tabagismo e Gravidez serão debatidos com adolescentes

Prefeitura leva palestras de prevenção às drogas para escolas estaduais

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos iniciou na semana passada uma série de palestras que estão sendo levadas às escolas estaduais com o objetivo de orientar os estudantes do Ensino Médio.

Segundo a diretora de Direitos Humanos da secretaria, Sheila Freire, as palestras serão realizadas até o dia 30 de outubro nas seguintes unidades: Colégio Estadual Oliveira Botelho (Manejo), Colégio Estadual João Maia (Centro), Colégio Estadual Antonina Ramos Freire (Alegria) e Colégio Estadual Souza Dantas (Centro).

Todas as unidades receberão palestras que serão ministradas por entidades parceiras, sobre os temas: Álcool, ministrada pela Cruz Vermelha; Gravidez, ministrada pelo CAAR (Centro de Atenção ao Adolescente de Resende), da Secretaria Municipal de Saúde; Crack, ministrada pela equipe do Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde; Tabagismo, com a psicóloga e coordenadora do Programa Antitabagismo da Secretaria de Saúde, Sônia Cardoso Moreira Garcia; e Medidas socioeducativas, com o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). A ONG Evoluir vai participar apresentando o tema "Drogas" de forma lúdica por meio do teatro.

- Essa ação tem como objetivo atuar na prevenção, seja de uma gravidez indesejada ou do uso de álcool e outras drogas. E acreditamos que informação gera transformação. Por isso, vamos fornecer essas informações e educar os jovens a adotar uma vida saudável e fazer escolhas conscientes - explica a diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social.

Durante as palestras, será utilizado o material produzido pelo Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania do Médio Vale do Paraíba. Além dos alunos, os professores e diretores das escolas participaram na última sexta-feira, dia 19, de capacitação sobre práticas educativas que representam fator de proteção ao uso de drogas e de envolvimento com a criminalidade (foto).

Palavras chaves: DROGAS