08/02/2010

Educação Ambiental é reforçada junto aos estudantes do Município

Prefeitura lançará Programa Lixo Zero

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

As ações ambientais implantadas pela Prefeitura, através da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende), garantiram ao município, em 2009, o segundo lugar em recebimento do ICMS Verde, que prevê a distribuição de 2,5% das transferências do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias) aos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, de acordo com as políticas ambientais implantadas por cada um deles. E no que depender do presidente da agência, Paulo José Fontanezzi, essa participação aumentará ainda mais este ano, mantendo a boa posição da cidade no ranking. Na foto, estudantes da cidade participam de uma ação no Parque das Águas voltada à educação ambiental. - Em 2009 arrecadamos R$ 1,6 milhão e a estimativa para 2010 é de chegar a R$ 8 milhões, aproximadamente – calculou Fontanezzi. Para chegar a uma arrecadação tão expressiva, a AMAR conta com várias ações que serão intensificadas a partir deste ano, uma vez que o ICMS Verde premia os municípios por ações em defesa de sua cobertura vegetal, pela preservação da água e pelo tratamento do lixo. Uma das ações será a instituição do Programa Lixo Zero, que prevê a conscientização da população para não despejar lixo nas ruas e a instituição de multa para punir as pessoas que insistirem em despejar entulhos e lixo nas vias públicas. A punição será regulamentada através de lei, cujo projeto será enviado até março para aprovação da Câmara Municipal. - A maior preocupação da administração do prefeito José Rechuan na área do meio ambiente tem sido a destinação dos resíduos, apesar de algumas pessoas despejarem de forma irregular, causando uma série de transtornos e deixando a cidade suja. O lixo na rua representa, por exemplo, mais riscos de proliferação do mosquito transmissor da dengue, entre tantos outros problemas – explicou o presidente da AMAR, salientando que o órgão presta o serviço de recolhimento gratuitamente. Basta telefonar para a agência e requisitar a coleta. Outra ação ambiental da Prefeitura este ano será a recuperação de mil nascentes na zona rural do município a fim de aumentar a quantidade de água. O objetivo é incentivar os fazendeiros e proprietários rurais a protegerem as nascentes localizadas dentro de suas terras. - Vamos instituir no município um programa, baseado em Lei Estadual, onde os proprietários receberão um incentivo financeiro por conta da preservação. Eles receberão ainda da AMAR a cerca para proteger as nascentes e mudas de árvores da mata ciliar – anunciou Fontanezzi. Outros projetos que, na avaliação de Fontanezzi, irão refletir na arrecadação do ICMS Verde será a criação de novas Unidades de Conservação, além das hoje existentes – Parque Municipal, Rio Pombo e Jacuba. Serão criadas unidades no Banhado da Kodak, na Pedra Selada, Ilha das Garças, além das APAS (Áreas de Proteção Ambiental) de Engenheiro Passos, Boca do Leão, Represa do Funil e Visconde de Mauá. A AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende) funciona no Parque das Águas, de segunda a sexta-feira, entre 8 e 17 horas. O telefone da AMAR é 3354-7792.
Palavras chaves: QUALIDADE DE VIDA