06/02/2009

Iniciativa vai oferecer atividades esportivas e culturais para 1.800 estudantes

Prefeitura lança Projeto Segundo Turno em 5 escolas

Crédito: Wagner Alves

Uma das propostas principais do prefeito José Rechuan (DEM) para a área da educação – a ocupação do tempo dos estudantes fora da sala de aula com atividades de inclusão social - começa a se tornar uma realidade nesta segunda-feira, dia 09 de fevereiro. Através do EDUCAR (Instituto de Educação do Município de Resende), a Prefeitura inicia as atividades do Projeto Segundo Turno em cinco escolas da rede municipal de ensino. O projeto, que nesta primeira etapa estará capacitado para atender 1.808 alunos de todas as séries, vai oferecer atividades esportivas, de dança, música, cultura e de reforço escolar fora do horário convencional de aulas.

As primeiras escolas contempladas com a iniciativa serão as seguintes: Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Júlio Verner (Vila Vicentina), Marieta Salles Cunha (Baixada Olaria), Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi) e Sagrado Coração (Lavapés). A participação dos alunos no projeto acontecerá nas próprias unidades aonde eles se encontram matriculados.

Rechuan destacou que, com o lançamento do projeto nesta segunda-feira, a nova administração municipal demonstra novamente o seu comprometimento em colocar em prática as propostas anunciadas à população de Resende durante a campanha eleitoral do ano passado. Ele frisou a importância do Projeto Segundo Turno como uma conquista de grande alcance social para os alunos das escolas da Prefeitura. Numa segunda etapa, a proposta de Rechuan é estender as atividades do projeto a todas as escolas da rede municipal.

- Ao mesmo tempo em que as atividades do Segundo Turno serão importantes para a formação dos estudantes enquanto cidadãos, com o lançamento do projeto a Prefeitura estará colocando em prática um trabalho preventivo no sentido de livrar as nossas crianças e os nossos adolescentes dos riscos que a ociosidade nas ruas oferece – disse o prefeito.

De acordo com a presidente do Instituto EDUCAR, Bianca Pena, os estudantes interessados em participar do Segundo Turno poderão se inscrever junto às direções das suas respectivas escolas. Ela esclareceu que não há um prazo determinado para as inscrições, pois os alunos poderão ingressar no projeto a qualquer momento. O projeto está sendo lançado com recursos próprios e conta com o apoio do CCRR (Centro Cultural Recreativo Resendense) e da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), o que permitirá o início imediato das aulas de natação. Já as atividades culturais e de reforço escolar começarão em março.

- Através do Segundo Turno, vamos proporcionar condições aos alunos para que eles prefiram ficar na escola praticando esportes e desenvolvendo atividades culturais, ocupando dessa maneira o tempo fora da sala de aula de uma forma bastante construtiva – disse Bianca, acrescentando que durante a colônia de férias promovida em janeiro pela administração do prefeito José Rechuan “muitos estudantes apoiaram o lançamento do projeto Segundo Turno”.

Palavras chaves: INCLUSÃO SOCIAL