16/03/2009

Prefeitura lança Programa Cárie Zero em escolas municipais

Rechuan: "Projeto é de grande alcance social"

Prefeitura lança Programa Cárie Zero em escolas municipais

Crédito: Wagner Alves

O Programa Cárie Zero, que busca erradicar a cárie nos estudantes das escolas e creches municipais de Resende, será lançado nesta quarta-feira, dia 18 de março, às 9 horas, na Escola Municipal Ester Politi (Fazenda da Barra I). Desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida do Município, o programa levará para dentro das unidades de ensino as ações na área de saúde bucal realizadas por profissionais do setor através do Programa Saúde da Família.

Ao anunciar, na manhã desta segunda-feira, a implantação do Cárie Zero, o prefeito José Rechuan (DEM) lembrou que este projeto representa uma das prioridades da nova administração da cidade dentro da área de saúde pública. Ele destacou a importância da iniciativa, afirmando que “o programa se constitui em mais uma conquista de grande alcance social colocado em prática pelo atual governo de Resende”.

- Na campanha eleitoral do ano passado, quando apresentamos nossas propostas na área de saúde à população, firmamos este compromisso: o de trabalhar no sentido de oferecer um atendimento odontológico de qualidade aos alunos da rede municipal de ensino. Com o lançamento do Programa Cárie Zero, mostramos à comunidade que estamos realmente empenhados em tornar realidade esta proposta – disse Rechuan.

Na primeira etapa, serão atendidas pelo programa as escolas com até 300 alunos matriculados, os quais vão receber também um kit completo de higiene bucal. O Cárie Zero – que conta com a colaboração da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação) - prevê ainda o monitoramento ostensivo da saúde bucal de todos os alunos com a ajuda de um banco de dados.

Segundo o coordenador de Saúde Bucal da Prefeitura, João Marcos, cinco equipes de dentistas e auxiliares vão atuar dentro das escolas e creches com o auxílio de consultórios portáteis. Ele explicou que a ação curativa intensiva terá o objetivo de eliminar a cárie em um prazo máximo de 40 dias, por escola ou creche atendida. Os alunos contarão ainda com outros tipos de tratamentos bucais, quando necessário.

- A proposta é que o tema saúde bucal passe a fazer parte da cultura de todos os alunos. Sabemos que a cárie leva a criança a perder não só os dentes, mas afeta a sua própria auto-estima. E isso pode atrapalhar não só seu rendimento escolar, como também trazer traumas para o resto de sua vida. Portanto, o nosso trabalho busca, sobretudo, a valorização do ser humano – disse João Marcos.

O Programa Cárie Zero, de acordo ainda com o coordenador, também terá um caráter educativo com a realização de campanhas, palestras e eventos de forma permanente junto aos alunos, sobre cárie e outros assuntos relacionados à saúde bucal, além da inclusão, com ajuda dos professores, de temas odontológicos nos exercícios dentro da sala de aula.

– Já estamos fechando o cerco contra a cárie. O teor de flúor na água fornecida para nossas escolas e creches foi ajustado e iniciamos a elaboração de um levantamento visando planejar ações específicas para cada escola – finalizou o coordenador.

Palavras chaves: SAÚDE BUCAL