15/03/2011

Prefeitura lança novas ações para evitar avanço da doença em Resende

Entre outras medidas, Município vai ampliar estoque de medicamentos

Prefeitura lança novas ações para evitar avanço da doença em Resende

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Diante do alerta feito pelo Ministério da Saúde – segundo o qual nos meses de março e abril o número de casos de dengue costuma crescer no país – a Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando as ações de combate à doença em Resende.

As medidas visando evitar a formação de focos do mosquito transmissor da dengue no Município passaram a ser reforçadas ainda mais pela Prefeitura desde dezembro, quando foi lançado o Plano Municipal de Contingências para Situações de Epidemia.

Até a última sexta-feira, dia 11 de março, o Município registrou 36 casos suspeitos de dengue, dos quais cinco foram confirmados até a manhã de ontem (segunda-feira).

Para conter o avanço da doença e evitar uma epidemia, várias estratégias vêm sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, que já capacitou toda a equipe médica e de enfermeiros das unidades básicas de saúde, além do Hospital de Emergência.

O plano prevê ainda investimentos na aquisição de um novo equipamento visando agilizar os resultados dos exames que confirmam a doença, entre outras medidas, que serão implantadas nas unidades de saúde.

- Durante todo o ano atuamos no combate à dengue com medidas de prevenção. E desde a implantação do Plano de Contingências estamos investindo na melhoria e ampliação da rede de atenção para atendemos adequadamente os pacientes que chegam com suspeita de dengue, tanto nos postos quanto no Hospital de Emergência – explicou a diretora de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Lúcia Albuquerque, lembrando que a maioria dos focos localizados até agora na cidade estava dentro dos imóveis, o que reforça a necessidade de a população reforçar os cuidados contra a doença.

Segundo a diretora, os agentes comunitários que atuam nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) serão capacitados para identificar sintomas de dengue entre as famílias que cada um atende em sua comunidade. Caso identifique algum paciente que já teve dengue, eles farão o acompanhamento da família, fazendo inclusive vistorias para localizar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti dentro das residências, reforçando dessa maneira o trabalho realizado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonozes).

Na área de atenção básica, as unidades de saúde da Itapuca, Surubi, Engenheiro Passos e Paraíso estão passando por uma readequação para atender os pacientes mais graves com suspeita da doença, realizando, entre outras ações, os procedimentos de hidratação oral e venosa (soro).

- Vamos realizar o procedimento naqueles pacientes que chegam às unidades em estado grave e, se preciso, encaminhá-lo ao hospital. Além disso, estamos melhorando o serviço de coleta de sangue, ampliando a coleta descentralizada em algumas unidades de saúde.

O material é enviado para exame no laboratório. Outra medida será o reforço no estoque de medicamentos das unidades. Fizemos um novo pedido para que não faltem analgésicos, soro e medicamentos para vômito – detalhou Lúcia Albuquerque, destacando que outro investimento está sendo feito no laboratório do Hospital de Emergência para agilizar os exames que identificam se o paciente está ou não com dengue, liberando o resultado em um período de duas horas.

Atualmente, o Hospital de Emergência já realiza o teste rápido de dengue nos pacientes internados com suspeita da doença, cujo resultado sai na hora.

Em breve, os pacientes poderão contar com um espaço específico, onde serão realizadas a triagem e o acompanhamento de todas as pessoas que chegam à unidade com suspeita da doença.

Palavras chaves: DENGUE