04/08/2010

Prefeitura lança mais um programa social para crianças e adolescentes

"Segundo Tempo" reunirá mil estudantes da rede pública

Prefeitura lança mais um programa social para crianças e adolescentes

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Já estão abertas as inscrições para o Programa Segundo Tempo, que vai atender mil crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos com atividades recreativas, esportivas e culturais em seis pólos da área urbana, onde as inscrições já podem ser feitas, de 8h30m às 10h30m e de 14 às 16 horas.

Os pólos onde o projeto será desenvolvido são os seguintes: Parque Paraíso, Parque Tobogã (Alvorada); nos campos de futebol da Baixada da Olaria, do Loteamento Morada do Contorno e do Surubi; na quadra do Castelo Branco e na Escola Municipal Júlio Verne (Vila Vicentina).

Em Resende, o programa será desenvolvido graças a uma ação conjunta entre a FUNRESP (Fundação Resende Esportes) e a Secretaria Municipal de Educação. Segundo a coordenadora do projeto na FUNRESP, Mônica Soares, “a iniciativa, de cunho sócio-educativo, tem como principais propostas elevar a auto-estima dos participantes e inserir neles o sentimento de cidadania”.

O projeto busca também preencher o tempo dos alunos no turno alternado ao horário dos estudos na sala de aula. Mônica explica ainda que o programa pode contribuir para a melhoria do rendimento escolar dos alunos.

As atividades oferecidas pelo Segundo Tempo serão futebol, futebol de salão, vôlei, handebol, capoeira, dança, recreação, palestras e reforço escolar, entre outras. Para concorrer às vagas do projeto, os candidatos precisam apresentar documento que comprovem idade (de preferência com foto), além de autorização dos pais ou responsáveis.

Para a realização dos trabalhos, o Programa irá contar com dez professores, dez estagiários, cinco monitores de atividades complementares, além da coordenadora do Programa.

Segundo expectativas de Mônica Soares, os trabalhos devem ter início a partir de setembro. O planejamento da Fundação Resende Esportes prevê a realização das atividades entre três e cinco vezes por semana, em jornadas diárias de duas horas de duração cada.

Para o prefeito José Rechuan (DEM), a implantação do Programa Segundo Tempo vai ampliar as ações de inclusão social para crianças e adolescentes da cidade em idade escolar, “proporcionando-lhes condições de melhorar o seu bem-estar e contribuindo para a formação deles enquanto cidadão”.

- Logo depois das eleições municipais de 2008, antes mesmo de tomar posse na Prefeitura, fui à Brasília iniciar as conversações com o Governo Federal visando trazer este projeto para Resende, visto a importância dele como um instrumento de fundamental importância no desenvolvimento dos estudantes da rede pública de Resende. No começo da nossa administração, criamos o Projeto Segundo Turno nas escolas municipais com recursos próprios. Agora estamos iniciando o Programa Segundo Tempo em parceria com o Governo Federal. Com estas duas ações, mostramos concretamente todo nosso esforço no sentido de oferecer perspectivas de futuro para o segmento da infância e da adolescência em Resende – afirmou Rechuan.

Palavras chaves: NOVO PROJETO