07/05/2014

Prefeitura lança Campanha de Prevenção às Drogas neste sábado

Durante evento, serão divulgadas ações de prevenção e tratamento aos usuários

Prefeitura lança Campanha de Prevenção às Drogas neste sábado

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura lança neste sábado, dia 10, no Calçadão da Avenida Albino de Almeida, em Campos Elíseos, a Campanha Regional de Prevenção contra as Drogas. Coordenada pela Superintendência Municipal de Ordem Pública, a campanha promoverá durante o ano uma série de ações de prevenção e tratamento ao uso de entorpecentes dentro do Município. O lançamento oficial está marcado para as 10 da manhã.

De acordo com o diretor de Ordem Pública, Filipe Rabello, o lançamento da campanha é mais uma das metas estabelecidas entre o Consórcio Intermunicipal de Segurança e a Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão do Ministério da Justiça (SENASP/MJ).

Segundo o diretor, a campanha pretende desencadear "um conjunto de ações preventivas, além de divulgar e consolidar junto à população a presença da rede de proteção do Município, que consiste numa série de serviços de saúde e assistência social oferecidos ao usuário para o tratamento da dependência".

- Neste dia faremos uma grande mobilização no Calçadão com a distribuição de panfletos para dar ampla divulgação dos diversos serviços da nossa rede que prevê atendimento não somente ao usuário como para sua família - explica Rabello.

Estarão presentes no lançamento da campanha, pela Secretaria Municipal de Saúde, o CAPSi e o CAPSad, Centros de Atenção Psicossocial que lidam, respectivamente, de crianças/adolescentes e adultos que sofrem com a dependência do álcool e drogas, além dos responsáveis pelo Consultório de Rua, que realizam um trabalho de abordagem de usuários nas ruas da cidade.

Também integram a campanha o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que desenvolve medidas socioeducativas e campanhas contra a erotização infantil, e o Balcão de Direitos Itinerante, que facilita o acesso da população de baixa renda a vários serviços. Os dois programas são desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

Já a Divisão de Educação para o Trânsito trabalhará na divulgação da Lei Seca junto aos motoristas do Município.

A campanha contará ainda com a parceria de Organizações Não-governamentais como Renascer, Resgate, Evoluir e Ideais, que desenvolvem várias ações de prevenção às drogas e tratamento da dependência química.

Palavras chaves: DROGAS